Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS LIBERAIS E(M) ESCOLAS: A QUESTÃO DAS REFORMAS NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112966
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5809
    "inscrito_id" => 5936
    "titulo" => "POLÍTICAS LIBERAIS E(M) ESCOLAS: A QUESTÃO DAS REFORMAS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Atualmente, muitos países adotam políticas (neo)liberais como parte de seus sistemas sociopolíticos/econômicos e o Brasil, em partes de sua história, fez também esse tipo de adoção. Com isso, muitos preceitos liberais ou neoliberais passam a ditar regras sobre bens e serviços que passam a responder à lógica do mercado/capital (Laval, 2014; Mészáros, 2018). Muitos desses preceitos (neo)liberais acabaram chegando à Educação (Apple, 2005), sobretudo por meio de reformas que comumente são marcas de governos (neo)liberais. Tive como objetivos, tomando a reforma do Ensino Médio brasileiro como norte e com base nos dispositivos teórico-analíticos da Linguística com a sua Análise do Discurso (Pêcheux, 1969 [2014], 1975 [2014]; Orlandi, 1999 [2020]), 1) analisar como o discurso (neo)liberal se materializa nas práticas educativas de escolas por meio das reformas introduzidas através de textos de documentos oficiais de valor legal e 2) discutir criticamente sobre o tipo de educação que estamos ofertando aos nossos alunos, bem como o tipo de sociedade que estamos construindo por meio do papel de educadores assumido por nós. Os resultados das análises feitas a partir do corpus advindo de textos do evento reformista do Ensino Médio brasileiro, a saber a BNCC, a LDB e a Lei de implementação de escolas de Ensino Médio em tempo integral, nos levaram a entender que as políticas (neo)liberais se instalam nas escolas por meio de materialidades linguísticas de textos de valor legal (leis, currículos etc.), podendo nos levar a crer que as reformas, sejam de que cunho for, são sempre positivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5936_TB5809_03102024215134.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO TAVARES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "ricardo.martins@ifsertao-pe.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112966
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5809
    "inscrito_id" => 5936
    "titulo" => "POLÍTICAS LIBERAIS E(M) ESCOLAS: A QUESTÃO DAS REFORMAS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Atualmente, muitos países adotam políticas (neo)liberais como parte de seus sistemas sociopolíticos/econômicos e o Brasil, em partes de sua história, fez também esse tipo de adoção. Com isso, muitos preceitos liberais ou neoliberais passam a ditar regras sobre bens e serviços que passam a responder à lógica do mercado/capital (Laval, 2014; Mészáros, 2018). Muitos desses preceitos (neo)liberais acabaram chegando à Educação (Apple, 2005), sobretudo por meio de reformas que comumente são marcas de governos (neo)liberais. Tive como objetivos, tomando a reforma do Ensino Médio brasileiro como norte e com base nos dispositivos teórico-analíticos da Linguística com a sua Análise do Discurso (Pêcheux, 1969 [2014], 1975 [2014]; Orlandi, 1999 [2020]), 1) analisar como o discurso (neo)liberal se materializa nas práticas educativas de escolas por meio das reformas introduzidas através de textos de documentos oficiais de valor legal e 2) discutir criticamente sobre o tipo de educação que estamos ofertando aos nossos alunos, bem como o tipo de sociedade que estamos construindo por meio do papel de educadores assumido por nós. Os resultados das análises feitas a partir do corpus advindo de textos do evento reformista do Ensino Médio brasileiro, a saber a BNCC, a LDB e a Lei de implementação de escolas de Ensino Médio em tempo integral, nos levaram a entender que as políticas (neo)liberais se instalam nas escolas por meio de materialidades linguísticas de textos de valor legal (leis, currículos etc.), podendo nos levar a crer que as reformas, sejam de que cunho for, são sempre positivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5936_TB5809_03102024215134.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO TAVARES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "ricardo.martins@ifsertao-pe.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Atualmente, muitos países adotam políticas (neo)liberais como parte de seus sistemas sociopolíticos/econômicos e o Brasil, em partes de sua história, fez também esse tipo de adoção. Com isso, muitos preceitos liberais ou neoliberais passam a ditar regras sobre bens e serviços que passam a responder à lógica do mercado/capital (Laval, 2014; Mészáros, 2018). Muitos desses preceitos (neo)liberais acabaram chegando à Educação (Apple, 2005), sobretudo por meio de reformas que comumente são marcas de governos (neo)liberais. Tive como objetivos, tomando a reforma do Ensino Médio brasileiro como norte e com base nos dispositivos teórico-analíticos da Linguística com a sua Análise do Discurso (Pêcheux, 1969 [2014], 1975 [2014]; Orlandi, 1999 [2020]), 1) analisar como o discurso (neo)liberal se materializa nas práticas educativas de escolas por meio das reformas introduzidas através de textos de documentos oficiais de valor legal e 2) discutir criticamente sobre o tipo de educação que estamos ofertando aos nossos alunos, bem como o tipo de sociedade que estamos construindo por meio do papel de educadores assumido por nós. Os resultados das análises feitas a partir do corpus advindo de textos do evento reformista do Ensino Médio brasileiro, a saber a BNCC, a LDB e a Lei de implementação de escolas de Ensino Médio em tempo integral, nos levaram a entender que as políticas (neo)liberais se instalam nas escolas por meio de materialidades linguísticas de textos de valor legal (leis, currículos etc.), podendo nos levar a crer que as reformas, sejam de que cunho for, são sempre positivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.