O presente trabalho consiste em um relato de experiência desenvolvida no programa residência pedagógica da UFPE- Campus do Agreste do curso de Licenciatura em Química. Programa este de grande relevância, pois possibilita aos graduandos a vivenciar a prática docente. As atividades foi realizada no período de 20 a 22 de Novembro de 2019 em uma escola da rede pública na cidade de Caruaru-Pe com alunos do 2 ano do Ensino Médio. O qual foram responsáveis por toda elaboração da sala temática. Buscando promover e contextualizar situações reais foi realizado alguns experimentos voltados a técnicas de investigação forense à aplicação do conhecimento químico com as seguintes ações: apresentação do problema/crime a ser resolvido, teste do bafômetro, revelação de impressões digitais, coleta de vestígio e os efeitos produzidos pelos disparos de armas de fogo. Logo o objetivo do referido trabalho foi o de promover a cultura científica escolar por meio de uma feira de ciências, atividade essa que contemplou a I semana de Química realizada na escola campo e que foi possível observar que os participantes conseguiram relacionar a química forense aos conhecimentos químicos e obter maior compreensão dos conteúdos por meio da associação e abstração promovendo assim a construção de um pensamento científico e crítico.