Este trabalho aborda as políticas de formação de professores na educação básica no contexto do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor (2014-2024). O objetivo é apresentar e analisar as metas relacionadas à valorização profissional, formação inicial e continuada dos professores (metas 15 e 16), bem como às condições salariais, carreira e exercício da profissão (metas 17 e 18), identificando os desafios e as perspectivas de cumprimento dessas metas. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, onde pretende-se apresentar e analisar o objeto de estudo. As pesquisas apontam que, embora o PNE proponha mudanças significativas na formação de professores da educação básica, existe uma descontinuidade nas políticas educacionais implementadas, pois muitas das propostas não se alinham com a realidade dos educadores em sua prática profissional cotidiana. Nesse sentido, o financiamento público da educação é fundamental para alcançar as metas do PNE discutidas neste estudo, uma vez que os recursos financeiros adequados podem proporcionar melhores condições de trabalho e formação para os professores. Além disso, é importante considerar a necessidade de políticas de longo prazo que garantam a continuidade e a efetividade das iniciativas propostas, evitando interrupções que prejudiquem o desenvolvimento profissional dos educadores e, consequentemente, a qualidade da educação oferecida aos alunos. Portanto, a análise das metas do PNE deve levar em conta não apenas os objetivos traçados, mas também as condições concretas de implementação e os desafios enfrentados no contexto educacional brasileiro.