O projeto visa apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores orientadores de projetos de ensino, pesquisa e extensão no período pós-pandemia que visam inspirar os estudantes do ensino médio integrado do IFRN Campus Mossoró a explorar a sabedoria ancestral africana e aplicá-la às suas vidas contemporâneas. Trata-se de ume pesquisa de levantamento qualitativo e quantitativo sobre as experiências pedagógicas desenvolvidas de 2021 a 2024, no referido campus, com foco na educação antirracista e os valores da educação para as relações étnico-raciais. Utilizando dados fornecidos pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN Campus Mossoró, bem como questionário e entrevistas como os professores que orientam projetos de ensino, pesquisa ou extensão na temática. Com isso, espera-se oferecer um panorama para compreender quais são as experiências pedagógicas desenvolvidas e pensar a importância do desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico antirracista na educação profissional tecnológica, já que de acordo com o projeto político pedagógico, os estudantes devem demonstrar um aumento na conscientização e respeito pelas diferentes culturas, contribuindo para um ambiente mais inclusivo no IFRN Campus Mossoró. Tal levantamento visa resultar na produção de resumos acadêmicos para participação em eventos, materiais didáticos simples de elaboração, folhetos e infográficos para distribuição em eventos acadêmicos e outros materiais que contribuam para o conhecimento na área de Educação Profissional Tecnológica e diversidade cultural: um panorama sankofa. Sankofa é um ideograma africano que significa a volta para a construção do conhecimento dialogada com o passado - a sabedoria e a busca da herança cultural dos antepassados para construir um futuro melhor.