O presente estudo é fruto de um projeto multidisciplinar, que abordou o tema “poluição ambiental” através da construção de maquetes pelos alunos, proporcionando assim o aprender fazendo, baseado na cultura maker. E foi realizada com cinco turmas da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola estadual de tempo integral, no município de Boca do Acre, do estado do Amazonas. Neste, o professor apresentou um papel de mediador e orientador, instruindo os estudantes no uso de sites seguros para pesquisa, incentivando o uso de materiais recicláveis e intermediando conflitos, despertando o protagonismo no educando e permitindo que o conhecimento fosse construído durante o processo de construção da maquete. O objetivo deste trabalho foi avaliar a construção de maquetes como estratégia metodológica para promover a cultura maker na educação. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa descritiva, de natureza básica por meio de uma pesquisa participante. Os conteúdos abordados nas maquetes foram: poluição da água, ar, solo, desastres ambientais e tempo de decomposição da matéria orgânica. Estes foram sorteados de forma que cada turma ficasse com um tema para a produção das maquetes. As turmas foram divididas em grupos e cada equipe tinha autonomia para expressar o assunto abordado. As maquetes foram apresentadas pelos alunos em dois momentos, o primeiro em sala de aula, somente para a turma de origem, e depois em uma culminância para toda a escola. Tendo como resultado a observação de desenvolvimento gradual de habilidades como oralidade, comunicação, empatia, ao se ajudarem durante o processo, senso crítico, ao pesquisarem e falarem sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, além de aprender a utilizar corretamente algumas tecnologias digitais, auxiliando no desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e cognitivas. Concluindo que a estratégia utilizada é eficaz para o desenvolvimento da cultura Maker na educação, alcançando assim o objetivo proposto.