PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PROMOVER A CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113835 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7081 "inscrito_id" => 17275 "titulo" => "PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PROMOVER A CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "O presente estudo é fruto de um projeto multidisciplinar, que abordou o tema “poluição ambiental” através da construção de maquetes pelos alunos, proporcionando assim o aprender fazendo, baseado na cultura maker. E foi realizada com cinco turmas da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola estadual de tempo integral, no município de Boca do Acre, do estado do Amazonas. Neste, o professor apresentou um papel de mediador e orientador, instruindo os estudantes no uso de sites seguros para pesquisa, incentivando o uso de materiais recicláveis e intermediando conflitos, despertando o protagonismo no educando e permitindo que o conhecimento fosse construído durante o processo de construção da maquete. O objetivo deste trabalho foi avaliar a construção de maquetes como estratégia metodológica para promover a cultura maker na educação. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa descritiva, de natureza básica por meio de uma pesquisa participante. Os conteúdos abordados nas maquetes foram: poluição da água, ar, solo, desastres ambientais e tempo de decomposição da matéria orgânica. Estes foram sorteados de forma que cada turma ficasse com um tema para a produção das maquetes. As turmas foram divididas em grupos e cada equipe tinha autonomia para expressar o assunto abordado. As maquetes foram apresentadas pelos alunos em dois momentos, o primeiro em sala de aula, somente para a turma de origem, e depois em uma culminância para toda a escola. Tendo como resultado a observação de desenvolvimento gradual de habilidades como oralidade, comunicação, empatia, ao se ajudarem durante o processo, senso crítico, ao pesquisarem e falarem sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, além de aprender a utilizar corretamente algumas tecnologias digitais, auxiliando no desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e cognitivas. Concluindo que a estratégia utilizada é eficaz para o desenvolvimento da cultura Maker na educação, alcançando assim o objetivo proposto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17275_TB7081_10062024203435.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANDIELE CAVALCANTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANDIELE" "autor_email" => "dandielecavalcante97@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113835 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7081 "inscrito_id" => 17275 "titulo" => "PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PROMOVER A CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "O presente estudo é fruto de um projeto multidisciplinar, que abordou o tema “poluição ambiental” através da construção de maquetes pelos alunos, proporcionando assim o aprender fazendo, baseado na cultura maker. E foi realizada com cinco turmas da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola estadual de tempo integral, no município de Boca do Acre, do estado do Amazonas. Neste, o professor apresentou um papel de mediador e orientador, instruindo os estudantes no uso de sites seguros para pesquisa, incentivando o uso de materiais recicláveis e intermediando conflitos, despertando o protagonismo no educando e permitindo que o conhecimento fosse construído durante o processo de construção da maquete. O objetivo deste trabalho foi avaliar a construção de maquetes como estratégia metodológica para promover a cultura maker na educação. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa descritiva, de natureza básica por meio de uma pesquisa participante. Os conteúdos abordados nas maquetes foram: poluição da água, ar, solo, desastres ambientais e tempo de decomposição da matéria orgânica. Estes foram sorteados de forma que cada turma ficasse com um tema para a produção das maquetes. As turmas foram divididas em grupos e cada equipe tinha autonomia para expressar o assunto abordado. As maquetes foram apresentadas pelos alunos em dois momentos, o primeiro em sala de aula, somente para a turma de origem, e depois em uma culminância para toda a escola. Tendo como resultado a observação de desenvolvimento gradual de habilidades como oralidade, comunicação, empatia, ao se ajudarem durante o processo, senso crítico, ao pesquisarem e falarem sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, além de aprender a utilizar corretamente algumas tecnologias digitais, auxiliando no desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e cognitivas. Concluindo que a estratégia utilizada é eficaz para o desenvolvimento da cultura Maker na educação, alcançando assim o objetivo proposto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17275_TB7081_10062024203435.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANDIELE CAVALCANTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANDIELE" "autor_email" => "dandielecavalcante97@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }