A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112464 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5103 "inscrito_id" => 14690 "titulo" => "A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O ensino de ciências para crianças do ensino fundamental, anos iniciais, é essencial para despertar a curiosidade científica e promover o pensamento crítico desde cedo. No entanto, essa tarefa enfrenta diversos desafios, como a falta de laboratórios e instrumentos adequados, além das precárias condições na formação de professores, que muitas vezes não possuem uma base sólida em ciências. Este trabalho relata a experiência de um professor com formação inicial em Química e posterior graduação em Pedagogia, que está lecionando pela primeira vez no ensino fundamental, anos iniciais. Com vasta experiência no ensino de ciências no ensino médio, este professor sempre valorizou a prática como uma ferramenta fundamental para o aprendizado. Agora, diante do desafio de ensinar no ensino fundamental, ele utiliza sua experiência para criar um ambiente de aprendizado prático e envolvente. Este relato reflete as discussões e estratégias adotadas para adaptar seus conhecimentos científicos a uma linguagem acessível e significativa para os alunos mais jovens, abordando a transposição didática como fundamento no ensino de ciências. A experiência é narrada a partir de uma escola municipal de Paço do Lumiar, no Estado do Maranhão, a primeira escola integral de ensino fundamental da rede. A prática culminou na participação do professor e de sua turma de quinto na primeira feira de ciências da rede de ensino da cidade, onde apresentaram experimentos focados na sustentabilidade, trabalhando com robótica, eletricidade, densidade e programação. Esta abordagem prática não apenas facilitou a compreensão dos conceitos científicos, mas também incentivou os alunos a explorar e experimentar, promovendo um aprendizado ativo e significativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14690_TB5103_23102024004328.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTÁVIO AUGUSTO DE MORAES" "autor_nome_curto" => "Otávio Augusto" "autor_email" => "otavioaugustodemoraes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112464 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5103 "inscrito_id" => 14690 "titulo" => "A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O ensino de ciências para crianças do ensino fundamental, anos iniciais, é essencial para despertar a curiosidade científica e promover o pensamento crítico desde cedo. No entanto, essa tarefa enfrenta diversos desafios, como a falta de laboratórios e instrumentos adequados, além das precárias condições na formação de professores, que muitas vezes não possuem uma base sólida em ciências. Este trabalho relata a experiência de um professor com formação inicial em Química e posterior graduação em Pedagogia, que está lecionando pela primeira vez no ensino fundamental, anos iniciais. Com vasta experiência no ensino de ciências no ensino médio, este professor sempre valorizou a prática como uma ferramenta fundamental para o aprendizado. Agora, diante do desafio de ensinar no ensino fundamental, ele utiliza sua experiência para criar um ambiente de aprendizado prático e envolvente. Este relato reflete as discussões e estratégias adotadas para adaptar seus conhecimentos científicos a uma linguagem acessível e significativa para os alunos mais jovens, abordando a transposição didática como fundamento no ensino de ciências. A experiência é narrada a partir de uma escola municipal de Paço do Lumiar, no Estado do Maranhão, a primeira escola integral de ensino fundamental da rede. A prática culminou na participação do professor e de sua turma de quinto na primeira feira de ciências da rede de ensino da cidade, onde apresentaram experimentos focados na sustentabilidade, trabalhando com robótica, eletricidade, densidade e programação. Esta abordagem prática não apenas facilitou a compreensão dos conceitos científicos, mas também incentivou os alunos a explorar e experimentar, promovendo um aprendizado ativo e significativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14690_TB5103_23102024004328.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTÁVIO AUGUSTO DE MORAES" "autor_nome_curto" => "Otávio Augusto" "autor_email" => "otavioaugustodemoraes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }