O PAPEL DA EQUIPE GESTORA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL E ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109571 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 981 "inscrito_id" => 1467 "titulo" => "O PAPEL DA EQUIPE GESTORA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL E ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)" "resumo" => "A equipe gestora é composta pelo gestor (a) e coordenação pedagógica e tem o papel de planejar, organizar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas na escola. Eles também são responsáveis por tomar decisões estratégicas em relação à administração da instituição, visando o melhor funcionamento e o alcance dos objetivos e metas educacionais estabelecidos. Além disso, a equipe gestora também atua como mediadora entre os diferentes setores da escola e entre a instituição e a comunidade, garantindo uma comunicação eficiente e uma gestão participativa e democrática. A equipe gestora, também tem o papel de liderança e gestão, sendo fundamental para o sucesso e a qualidade do ensino na escola. Para isso, é fundamental que a equipe gestora esteja envolvida e comprometida com a melhoria contínua da prática pedagógica da escola. Nesse sentido, levantamos o seguinte questionamento de pesquisa: A equipe gestora como acontece o monitoramento pedagógico e que resultados podem ser evidenciados na qualidade do ensino de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB)? Como objetivo geral elencamos: analisar o monitoramento pedagógico de uma equipe gestora e seus benefícios ao processo ensino aprendizagem em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande. Como objetivo específico apontamos: identificar o papel da equipe gestora no contexto da gestão pedagógica; identificar benefícios do monitoramento pedagógico na aprendizagem dos alunos; identificar os avanços nas práticas pedagógicas dos professores a partir do monitoramento e acompanhamento pedagógico da equipe gestora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como lócus uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande e como sujeitos, professores e equipe gestora da escola. O monitoramento pedagógico leva a práticas mais efetivas de ensino e aprendizagem, pois permite aos educadores identificar de forma mais precisa as necessidades dos alunos, acompanhar seu desenvolvimento e ajustar suas estratégias de ensino em tempo real." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1467_TB981_02102024142519.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA FARIA SOARES" "autor_nome_curto" => "Emanuela" "autor_email" => "emanuelasoares129590@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109571 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 981 "inscrito_id" => 1467 "titulo" => "O PAPEL DA EQUIPE GESTORA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL E ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)" "resumo" => "A equipe gestora é composta pelo gestor (a) e coordenação pedagógica e tem o papel de planejar, organizar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas na escola. Eles também são responsáveis por tomar decisões estratégicas em relação à administração da instituição, visando o melhor funcionamento e o alcance dos objetivos e metas educacionais estabelecidos. Além disso, a equipe gestora também atua como mediadora entre os diferentes setores da escola e entre a instituição e a comunidade, garantindo uma comunicação eficiente e uma gestão participativa e democrática. A equipe gestora, também tem o papel de liderança e gestão, sendo fundamental para o sucesso e a qualidade do ensino na escola. Para isso, é fundamental que a equipe gestora esteja envolvida e comprometida com a melhoria contínua da prática pedagógica da escola. Nesse sentido, levantamos o seguinte questionamento de pesquisa: A equipe gestora como acontece o monitoramento pedagógico e que resultados podem ser evidenciados na qualidade do ensino de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB)? Como objetivo geral elencamos: analisar o monitoramento pedagógico de uma equipe gestora e seus benefícios ao processo ensino aprendizagem em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande. Como objetivo específico apontamos: identificar o papel da equipe gestora no contexto da gestão pedagógica; identificar benefícios do monitoramento pedagógico na aprendizagem dos alunos; identificar os avanços nas práticas pedagógicas dos professores a partir do monitoramento e acompanhamento pedagógico da equipe gestora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como lócus uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande e como sujeitos, professores e equipe gestora da escola. O monitoramento pedagógico leva a práticas mais efetivas de ensino e aprendizagem, pois permite aos educadores identificar de forma mais precisa as necessidades dos alunos, acompanhar seu desenvolvimento e ajustar suas estratégias de ensino em tempo real." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1467_TB981_02102024142519.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA FARIA SOARES" "autor_nome_curto" => "Emanuela" "autor_email" => "emanuelasoares129590@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }