O presente trabalho tem como objetivo analisar uma proposta para a formação do leitor literário em uma turma de 7º ano de uma escola pública de Fortaleza-CE durante o primeiro bimestre de 2024. Primeiramente, apresentamos o que compreendemos como um ensino adequado da literatura na escola. Esse ensino deve contemplar o contato direto do leitor com a obra literária, incluindo desde o sistema canônico até outras manifestações literárias, desde que se busquem práticas votadas a proporcionar a formação do leitor literário e de uma comunidade de leitores. (COSSON, 2019; SOARES, 2011). Em seguida, apresentamos o percurso metodológico de nossa proposta pedagógica que, inspirados na sequência básica de Cosson (2019), contempla quatro etapas a saber: motivação, introdução, leitura e interpretação. Para a realização da sequência, necessitamos de um total de 08 (oito) encontros para interação com a turma. O gênero textual escolhido foi o mito. Adotamos o livro “As mulheres da casa de Troia” da escritora Lia Neiva. O livro faz parte do programa PNLD Literário de 6º ao 9º ano e integra o acervo da biblioteca escolar disponível aos discentes em 2024. Após as interações com a turma para o desenvolvimento da sequência básica, os resultados de nosso trabalho apontam para a necessidade de um ensino adequado da literatura em sala de aula que possibilite a formação do leitor literário, sendo necessário para isso um tratamento adequado do texto literário e o acesso a recursos pedagógicos que possibilitem a efetivação desse ensino. (ARAGÃO, 2021)