Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113388
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6443
    "inscrito_id" => 17061
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA"
    "resumo" => "A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece diretrizes educacionais abrangentes que incluem o desenvolvimento de competências socioemocionais, cognitivas e físicas, nas quais a alimentação saudável desempenha um papel crucial. Objetivou-se promover a compreensão dos estudantes acerca da importância da alimentação saudável. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa e método descritivo, sendo realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho, município de Cabo de Santo Agostinho - Pernambuco, na eletiva “Educação alimentar na escola” com 40 estudantes da 1ª série do Ensino Médio. As atividades foram realizadas na eletiva com as seguintes etapas: Na 1ª etapa foi aplicado um questionário prévio para diagnosticar hábitos alimentares dos estudantes com perguntas: 1) Quantas frutas você come por dia? 2) Com que frequência você toma refrigerante? 3) Come vegetais e legumes todos os dias? 4) Que lanche você escolheria? 5) Com que frequência você come doces (chocolate, balas, sorvete etc.? As respostas foram analisadas: 45% responderam que não comem frutas, 75% responderam que tomam refrigerante todos os dias, 80% comem doces todos os dias, 57,5% comem vegetais e legumes e para o lanche, 52,5% escolheram salgadinho. Na 2ª etapa foi utilizada uma questão norteadora: Como minimizar os impactos da má alimentação na adolescência? Os estudantes elaboraram hipóteses e iniciaram a investigação. A turma foi dividida em cinco grupos para a leitura da reportagem “Obesidade entre jovens de 18 e 24 anos cresce no Brasil” e construíram cartazes para apresentação. Na 3ª etapa apresentaram os trabalhos a partir da reportagem com a mediação da professora. Na 4ª etapa ocorreu uma roda de conversa para confrontar os conhecimentos prévios e as descobertas ao longo das etapas, na qual a professora retomou a problemática e enfatizou as descobertas e a confrontação das hipóteses a partir da leitura da reportagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17061_TB6443_26102024193332.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLY DENISE DE OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARLY"
    "autor_email" => "denisebiologa2024@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113388
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6443
    "inscrito_id" => 17061
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA"
    "resumo" => "A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece diretrizes educacionais abrangentes que incluem o desenvolvimento de competências socioemocionais, cognitivas e físicas, nas quais a alimentação saudável desempenha um papel crucial. Objetivou-se promover a compreensão dos estudantes acerca da importância da alimentação saudável. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa e método descritivo, sendo realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho, município de Cabo de Santo Agostinho - Pernambuco, na eletiva “Educação alimentar na escola” com 40 estudantes da 1ª série do Ensino Médio. As atividades foram realizadas na eletiva com as seguintes etapas: Na 1ª etapa foi aplicado um questionário prévio para diagnosticar hábitos alimentares dos estudantes com perguntas: 1) Quantas frutas você come por dia? 2) Com que frequência você toma refrigerante? 3) Come vegetais e legumes todos os dias? 4) Que lanche você escolheria? 5) Com que frequência você come doces (chocolate, balas, sorvete etc.? As respostas foram analisadas: 45% responderam que não comem frutas, 75% responderam que tomam refrigerante todos os dias, 80% comem doces todos os dias, 57,5% comem vegetais e legumes e para o lanche, 52,5% escolheram salgadinho. Na 2ª etapa foi utilizada uma questão norteadora: Como minimizar os impactos da má alimentação na adolescência? Os estudantes elaboraram hipóteses e iniciaram a investigação. A turma foi dividida em cinco grupos para a leitura da reportagem “Obesidade entre jovens de 18 e 24 anos cresce no Brasil” e construíram cartazes para apresentação. Na 3ª etapa apresentaram os trabalhos a partir da reportagem com a mediação da professora. Na 4ª etapa ocorreu uma roda de conversa para confrontar os conhecimentos prévios e as descobertas ao longo das etapas, na qual a professora retomou a problemática e enfatizou as descobertas e a confrontação das hipóteses a partir da leitura da reportagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17061_TB6443_26102024193332.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLY DENISE DE OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARLY"
    "autor_email" => "denisebiologa2024@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece diretrizes educacionais abrangentes que incluem o desenvolvimento de competências socioemocionais, cognitivas e físicas, nas quais a alimentação saudável desempenha um papel crucial. Objetivou-se promover a compreensão dos estudantes acerca da importância da alimentação saudável. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa e método descritivo, sendo realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho, município de Cabo de Santo Agostinho - Pernambuco, na eletiva “Educação alimentar na escola” com 40 estudantes da 1ª série do Ensino Médio. As atividades foram realizadas na eletiva com as seguintes etapas: Na 1ª etapa foi aplicado um questionário prévio para diagnosticar hábitos alimentares dos estudantes com perguntas: 1) Quantas frutas você come por dia? 2) Com que frequência você toma refrigerante? 3) Come vegetais e legumes todos os dias? 4) Que lanche você escolheria? 5) Com que frequência você come doces (chocolate, balas, sorvete etc.? As respostas foram analisadas: 45% responderam que não comem frutas, 75% responderam que tomam refrigerante todos os dias, 80% comem doces todos os dias, 57,5% comem vegetais e legumes e para o lanche, 52,5% escolheram salgadinho. Na 2ª etapa foi utilizada uma questão norteadora: Como minimizar os impactos da má alimentação na adolescência? Os estudantes elaboraram hipóteses e iniciaram a investigação. A turma foi dividida em cinco grupos para a leitura da reportagem “Obesidade entre jovens de 18 e 24 anos cresce no Brasil” e construíram cartazes para apresentação. Na 3ª etapa apresentaram os trabalhos a partir da reportagem com a mediação da professora. Na 4ª etapa ocorreu uma roda de conversa para confrontar os conhecimentos prévios e as descobertas ao longo das etapas, na qual a professora retomou a problemática e enfatizou as descobertas e a confrontação das hipóteses a partir da leitura da reportagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.