A migração de estudantes do ensino regular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um fenômeno presente em muitas comunidades educacionais, refletindo questões como reprovações, inserção precoce no mercado de trabalho e desmotivação escolar. No entanto, a falta de políticas públicas efetivas na EJA contribui para índices alarmantes de defasagem na aprendizagem, evasão escolar e desmotivação dos estudantes, especialmente nos ciclos III e IV. Esta lacuna na abordagem das políticas educacionais reflete-se na invisibilidade e exclusão da EJA perante as políticas educacionais, dificultando a adequada adaptação do currículo e das práticas pedagógicas às necessidades desse público. Neste contexto, o presente estudo se propõe a investigar os fatores que contribuem para o processo migratório de estudantes do ensino regular para a EJA, considerando seus aspectos sociais amplos e as percepções dos próprios estudantes sobre essa modalidade de ensino. Utilizando como referencial teórico autores como Paulo Freire (1989) Leite (2013), Filho, Cassol e Amorim (2019), a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários a estudantes dos ciclos III e IV da EJA na EMEF Iracema Soares. Os resultados apontam para uma predominância de estudantes do sexo masculino, jovens, negros, com histórico de reprovações e inserção precoce no mercado de trabalho. A análise das respostas revela que a desmotivação, associada a fatores como trabalho e dificuldades pessoais, contribui significativamente para a evasão escolar. Além disso, a falta de adaptação do currículo escolar à realidade desses estudantes e a deficiência na formação dos professores são apontadas como desafios a serem enfrentados. Em conclusão, o estudo destaca a necessidade urgente de políticas educacionais eficazes e ações pedagógicas que promovam a inclusão e motivem os estudantes da EJA, visando garantir sua permanência e conclusão dessa etapa de ensino.