PRATICA DOCENTE E OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA: ANÁLISE DE CONTEÚDOS DA RODA DE CONVERSA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113991 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7292 "inscrito_id" => 17955 "titulo" => "PRATICA DOCENTE E OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA: ANÁLISE DE CONTEÚDOS DA RODA DE CONVERSA." "resumo" => "Esta pesquisa realizada em 2023 investigou os impactos da pandemia da COVID-19 nas práticas docentes dos professores de Matemática em São Paulo do Potengi/RN. O estudo visa compreender as experiências desses profissionais diante dos desafios impostos pela crise sanitária, com ênfase em adaptações metodológicas, tecnológicas e impactos emocionais. A justificativa foi a necessidade de entender essas adaptações para apoiar educadores em situações semelhantes e desenvolver estratégias para o ensino remoto. O objetivo principal foi examinar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Matemática, os desafios encontrados e as estratégias utilizadas para garantir a continuidade do ensino. Adotando uma abordagem qualitativa e baseando-se em materiais teóricos, foram realizadas entrevistas e rodas de conversa com professores da rede municipal e estadual, explorando contextos, metodologias e trocas de experiências, a partir da coleta de dados e análises dos discursos nas Rodas de Conversas. Os resultados mostraram a resiliência dos educadores que precisaram se adaptar ao uso de ferramentas tecnológicas, como internet, dispositivos digitais, plataformas de interação virtual e gravação de videoaulas. A pesquisa também ressaltou a falta de acessibilidade e recursos, além das desigualdades na educação pública, como acesso limitado à internet e dispositivos digitais, e a falta de infraestrutura tecnológica nas escolas, tais problemas impactaram consideravelmente as aulas remotas. Isso comprometeu o ensino remoto, e os professores também enfrentaram desafios com novas tecnologias e criação de conteúdo devido à falta de formação e suporte técnico. As rodas de conversa revelaram tanto os obstáculos quanto as oportunidades de inovação no ensino remoto. Os professores relataram dificuldades com o uso de tecnologias e a criação de conteúdo digital, mas também reconheceram o suporte oferecido por essas ferramentas. Este estudo contribui para compreender os desafios enfrentados pelos professores de Matemática durante a pandemia e oferece perspectivas para orientar práticas pedagógicas em crises." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17955_TB7292_27102024232830.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLANY NAYARA MORAES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ISLANY" "autor_email" => "m.nayara@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113991 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7292 "inscrito_id" => 17955 "titulo" => "PRATICA DOCENTE E OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA: ANÁLISE DE CONTEÚDOS DA RODA DE CONVERSA." "resumo" => "Esta pesquisa realizada em 2023 investigou os impactos da pandemia da COVID-19 nas práticas docentes dos professores de Matemática em São Paulo do Potengi/RN. O estudo visa compreender as experiências desses profissionais diante dos desafios impostos pela crise sanitária, com ênfase em adaptações metodológicas, tecnológicas e impactos emocionais. A justificativa foi a necessidade de entender essas adaptações para apoiar educadores em situações semelhantes e desenvolver estratégias para o ensino remoto. O objetivo principal foi examinar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Matemática, os desafios encontrados e as estratégias utilizadas para garantir a continuidade do ensino. Adotando uma abordagem qualitativa e baseando-se em materiais teóricos, foram realizadas entrevistas e rodas de conversa com professores da rede municipal e estadual, explorando contextos, metodologias e trocas de experiências, a partir da coleta de dados e análises dos discursos nas Rodas de Conversas. Os resultados mostraram a resiliência dos educadores que precisaram se adaptar ao uso de ferramentas tecnológicas, como internet, dispositivos digitais, plataformas de interação virtual e gravação de videoaulas. A pesquisa também ressaltou a falta de acessibilidade e recursos, além das desigualdades na educação pública, como acesso limitado à internet e dispositivos digitais, e a falta de infraestrutura tecnológica nas escolas, tais problemas impactaram consideravelmente as aulas remotas. Isso comprometeu o ensino remoto, e os professores também enfrentaram desafios com novas tecnologias e criação de conteúdo devido à falta de formação e suporte técnico. As rodas de conversa revelaram tanto os obstáculos quanto as oportunidades de inovação no ensino remoto. Os professores relataram dificuldades com o uso de tecnologias e a criação de conteúdo digital, mas também reconheceram o suporte oferecido por essas ferramentas. Este estudo contribui para compreender os desafios enfrentados pelos professores de Matemática durante a pandemia e oferece perspectivas para orientar práticas pedagógicas em crises." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17955_TB7292_27102024232830.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLANY NAYARA MORAES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ISLANY" "autor_email" => "m.nayara@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }