DA ESCOLA PÚBLICA AO TERREIRO ASÉ YÁLÊMIM CASA DE TRADIÇÃO NAGÔ EGBÁ: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A DIVERSIDADE RELIGIOSA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109750 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1228 "inscrito_id" => 6239 "titulo" => "DA ESCOLA PÚBLICA AO TERREIRO ASÉ YÁLÊMIM CASA DE TRADIÇÃO NAGÔ EGBÁ: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A DIVERSIDADE RELIGIOSA" "resumo" => "O Projeto vivenciado na Escola de Referência de Ensino Médio de Beberibe, periferia do Recife, trabalhou com a temática história e cultura afro-brasileira conforme orientação do Currículo de Pernambuco, conteúdo este que precisa ser desenvolvido nas atividades pedagógicas conforme Projeto Político pedagógico da Escola. Mesmo com o advento da criação da lei federal 10.639/03. Neste trabalho, objetivou-se discutir a importância das religiões afro-brasileiras na escola pública para a construção histórica, política e cultural de cada sujeito, em especial para jovens do ensino médio em processo de escolarização. Nossa ênfase reside em incentivar e contribuir para o destaque da Semana da Consciência Negra como instrumento indispensável para o (no) desenvolvimento da Educação para as Relações Étnico- Raciais. Deste modo, realizamos ações em conjunto com a comunidade local, onde compartilhamos experiências através de uma visita ao terreiro e ponto de Cultura Galpão do Vira. Neste encontro dois professores acompanharam sete estudantes para entrevistar e conhecer o ponto de cultura. No terreiro, foram recepcionados pelo líder religioso Pai Alex de Oxaguiane e seu filho o babakekerê Antoni ambos os responsáveis pelo espaço sagrado. Organizamos essa visita nas seguintes etapas: reuniões para discutir sobre as perguntas e registros que seriam realizados no terreiro, contato com os responsáveis do ponto de Cultura, saída para visita e exposição do vídeo no evento da consciência negra realizado na escola. Todas as etapas foram pensadas pelos estudantes responsáveis e mediadas pelos professores, pois, entende-se que a escola é um espaço de saberes na construção da identidade negra de cada sujeito, sendo assim, cada um precisa assumir autonomia e identidade, cabendo aos educadores, portanto, atuarem como coautores junto aos estudantes com o objetivo de promover o conhecimento coletivo, o respeito mútuo, e assim contribua para torná-los cidadãos mais responsáveis com o cuidado do patrimônio imaterial sagrado comunitário." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID6239_TB1228_29022024211711.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLYSON WESLEY GONÇALVES CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ALLYSON WESLEY" "autor_email" => "allyson.wesley@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109750 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1228 "inscrito_id" => 6239 "titulo" => "DA ESCOLA PÚBLICA AO TERREIRO ASÉ YÁLÊMIM CASA DE TRADIÇÃO NAGÔ EGBÁ: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A DIVERSIDADE RELIGIOSA" "resumo" => "O Projeto vivenciado na Escola de Referência de Ensino Médio de Beberibe, periferia do Recife, trabalhou com a temática história e cultura afro-brasileira conforme orientação do Currículo de Pernambuco, conteúdo este que precisa ser desenvolvido nas atividades pedagógicas conforme Projeto Político pedagógico da Escola. Mesmo com o advento da criação da lei federal 10.639/03. Neste trabalho, objetivou-se discutir a importância das religiões afro-brasileiras na escola pública para a construção histórica, política e cultural de cada sujeito, em especial para jovens do ensino médio em processo de escolarização. Nossa ênfase reside em incentivar e contribuir para o destaque da Semana da Consciência Negra como instrumento indispensável para o (no) desenvolvimento da Educação para as Relações Étnico- Raciais. Deste modo, realizamos ações em conjunto com a comunidade local, onde compartilhamos experiências através de uma visita ao terreiro e ponto de Cultura Galpão do Vira. Neste encontro dois professores acompanharam sete estudantes para entrevistar e conhecer o ponto de cultura. No terreiro, foram recepcionados pelo líder religioso Pai Alex de Oxaguiane e seu filho o babakekerê Antoni ambos os responsáveis pelo espaço sagrado. Organizamos essa visita nas seguintes etapas: reuniões para discutir sobre as perguntas e registros que seriam realizados no terreiro, contato com os responsáveis do ponto de Cultura, saída para visita e exposição do vídeo no evento da consciência negra realizado na escola. Todas as etapas foram pensadas pelos estudantes responsáveis e mediadas pelos professores, pois, entende-se que a escola é um espaço de saberes na construção da identidade negra de cada sujeito, sendo assim, cada um precisa assumir autonomia e identidade, cabendo aos educadores, portanto, atuarem como coautores junto aos estudantes com o objetivo de promover o conhecimento coletivo, o respeito mútuo, e assim contribua para torná-los cidadãos mais responsáveis com o cuidado do patrimônio imaterial sagrado comunitário." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID6239_TB1228_29022024211711.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLYSON WESLEY GONÇALVES CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ALLYSON WESLEY" "autor_email" => "allyson.wesley@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }