JUVENTUDE E UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS: SABERES INTEGRADORES PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110534 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2357 "inscrito_id" => 9598 "titulo" => "JUVENTUDE E UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS: SABERES INTEGRADORES PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA" "resumo" => "O presente artigo é resultado de um estudo bibliográfico e também da vivência dos autores a respeito da temática juventude e a construção de uma cultura de paz no contexto do Ensino Médio Integrado. Neste artigo trazemos uma reflexão sobre a juventude como categoria social, cultural e histórica, construída a partir de uma modernidade na metade do século passado com suas particularidades. O tema central é a relação da juventude com a cultura de paz, educação brasileira, diante dos conflitos e da violência que assombraram os espaços escolares nos últimos anos. A pergunta de partida que norteia o texto é: qual a importância de uma cultura de paz no contexto Ensino Médio Integrado para uma Formação Humana Integrada? Para pensar as categorias centrais, a pesquisa apoiou-se em (UNESCO, 1995), (Carrano, 2011), (Kosh, 2014), (Enne, 2010), (Guimarães, 2006) dentre outras contribuições de autores relevantes para essa compreensão. O trabalho tem como objetivo geral, analisar a juventude escolar da contemporaneidade e o desenvolvimento de uma cultura de paz na prevenção da violência escolar. Ao longo da pesquisa, retrata-se o dilema dos jovens com os conflitos e a violência nos espaços escolares, refletidos em dados a partir do recente documento publicado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre a violência nas escolas brasileiras. Abordam-se inicialmente os conceitos da origem da Cultura de Paz e como as metodologias dialogam com a juventudes na educação e quais estratégias de prevenção são recomendadas pelos autores e pelos gestores públicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9598_TB2357_27102024104438.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO PIMENTEL CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "flavio pimentel" "autor_email" => "flawanop@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110534 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2357 "inscrito_id" => 9598 "titulo" => "JUVENTUDE E UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS: SABERES INTEGRADORES PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA" "resumo" => "O presente artigo é resultado de um estudo bibliográfico e também da vivência dos autores a respeito da temática juventude e a construção de uma cultura de paz no contexto do Ensino Médio Integrado. Neste artigo trazemos uma reflexão sobre a juventude como categoria social, cultural e histórica, construída a partir de uma modernidade na metade do século passado com suas particularidades. O tema central é a relação da juventude com a cultura de paz, educação brasileira, diante dos conflitos e da violência que assombraram os espaços escolares nos últimos anos. A pergunta de partida que norteia o texto é: qual a importância de uma cultura de paz no contexto Ensino Médio Integrado para uma Formação Humana Integrada? Para pensar as categorias centrais, a pesquisa apoiou-se em (UNESCO, 1995), (Carrano, 2011), (Kosh, 2014), (Enne, 2010), (Guimarães, 2006) dentre outras contribuições de autores relevantes para essa compreensão. O trabalho tem como objetivo geral, analisar a juventude escolar da contemporaneidade e o desenvolvimento de uma cultura de paz na prevenção da violência escolar. Ao longo da pesquisa, retrata-se o dilema dos jovens com os conflitos e a violência nos espaços escolares, refletidos em dados a partir do recente documento publicado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre a violência nas escolas brasileiras. Abordam-se inicialmente os conceitos da origem da Cultura de Paz e como as metodologias dialogam com a juventudes na educação e quais estratégias de prevenção são recomendadas pelos autores e pelos gestores públicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9598_TB2357_27102024104438.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO PIMENTEL CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "flavio pimentel" "autor_email" => "flawanop@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }