INVARIANTES OPERATÓRIOS MOBILIZADOS NOS ESQUEMAS DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS DE FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO DE CASO
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Esse trabalho teve como Objetivo geral: Investigar possíveis relações existentes entre os invariantes operatórios mobilizados nos esquemas de estudantes do terceiro ano do ensino médio e as estratégias de resolução de situações-problemas de função afim com diferentes representações. E como objetivos específicos: 1.Identificar os invariantes operatórios mobilizados nos esquemas existentes entre os estudantes do terceiro ano do ensino médio quando resolvem situações problemas com função afim; 2.Observar se as diferentes representações de funções afins interferem na resolução das situações-problemas; 3.Analisar a relação entre os invariantes operatórios apresentados pelos estudantes e os possíveis impactos causados em sua formação no que tange a compreensão e resolução de situações-problemas utilizando função afim. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual do município do Jaboatão dos Guararapes – PE, em turmas do terceiro ano do ensino médio. Participaram da pesquisa 29 estudantes do terceiro ano do ensino médio do horário vespertino. Como metodologia para essa investigação foi utilizada a Teoria dos Campos Conceituais e por se tratar de um estudo de caso, os dados obtidos foram analisados de acordo com os pressupostos propostos por Bardin para a análise de conteúdo (metodologia do questionário). Os resultados obtidos mostram que os estudantes utilizaram invariantes operatórios no campo das estruturas aditivas e multiplicativas na resolução das situações-problemas propostas de forma irregular e que a maioria deles apresentam dificuldades em reconhecer problemas quando expressos em forma algébrica ou gráfica, o que não aconteceu com os dados dispostos em tabelas." 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