Sabendo-se da importância da Língua Portuguesa para a vida acadêmica e social de qualquer pessoa, seja ela com deficiência ou não, o presente trabalho visa investigar quais as metodologias utilizadas pelos professores de Língua Portuguesa para ensinar o aluno surdo. A pesquisa foi realizada professores que lecionam a disciplina de Língua Portuguesa para alunos surdos, em uma escola pública de Teresina – PI. Para embasar teoricamente a pesquisa, além de documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases, a Lei 10.436/2002 e o Decreto 5.626/005, tem-se também os pesquisadores da área da surdez que enriquecem a temática em questão como: Quadros e Schmiedt (2006), Salles (2005) Barbosa (2011), Goldfeld (2002) entre outros. O ideal de fato seria adaptar, criar metodologias próprias para os alunos surdos, fazer uso do imagético, trabalhar de forma contextualizada e significativa para que a Língua Portuguesa possa ser compreendida pelos alunos surdos, pois é sabido que não basta colocar o aluno na sala de aula, é necessário que haja adaptações curriculares a fim de que esse aluno venha se desenvolver e realmente aprender a língua majoritário do Brasil, pois ao receber um aluno surdo a escola deve estar preparada para oferecer o mesmo aprendizado disponibilizado aos alunos ouvintes e isso requer adaptações curriculares e metodologias apropriadas para esse público.