ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ENSINAR O ALUNO SURDO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113404 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6463 "inscrito_id" => 16667 "titulo" => "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ENSINAR O ALUNO SURDO." "resumo" => "Sabendo-se da importância da Língua Portuguesa para a vida acadêmica e social de qualquer pessoa, seja ela com deficiência ou não, o presente trabalho visa investigar quais as metodologias utilizadas pelos professores de Língua Portuguesa para ensinar o aluno surdo. A pesquisa foi realizada professores que lecionam a disciplina de Língua Portuguesa para alunos surdos, em uma escola pública de Teresina – PI. Para embasar teoricamente a pesquisa, além de documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases, a Lei 10.436/2002 e o Decreto 5.626/005, tem-se também os pesquisadores da área da surdez que enriquecem a temática em questão como: Quadros e Schmiedt (2006), Salles (2005) Barbosa (2011), Goldfeld (2002) entre outros. O ideal de fato seria adaptar, criar metodologias próprias para os alunos surdos, fazer uso do imagético, trabalhar de forma contextualizada e significativa para que a Língua Portuguesa possa ser compreendida pelos alunos surdos, pois é sabido que não basta colocar o aluno na sala de aula, é necessário que haja adaptações curriculares a fim de que esse aluno venha se desenvolver e realmente aprender a língua majoritário do Brasil, pois ao receber um aluno surdo a escola deve estar preparada para oferecer o mesmo aprendizado disponibilizado aos alunos ouvintes e isso requer adaptações curriculares e metodologias apropriadas para esse público." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16667_TB6463_27102024220505.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA LUZ OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "MARIA Luz" "autor_email" => "daluzz0202@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113404 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6463 "inscrito_id" => 16667 "titulo" => "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ENSINAR O ALUNO SURDO." "resumo" => "Sabendo-se da importância da Língua Portuguesa para a vida acadêmica e social de qualquer pessoa, seja ela com deficiência ou não, o presente trabalho visa investigar quais as metodologias utilizadas pelos professores de Língua Portuguesa para ensinar o aluno surdo. A pesquisa foi realizada professores que lecionam a disciplina de Língua Portuguesa para alunos surdos, em uma escola pública de Teresina – PI. Para embasar teoricamente a pesquisa, além de documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases, a Lei 10.436/2002 e o Decreto 5.626/005, tem-se também os pesquisadores da área da surdez que enriquecem a temática em questão como: Quadros e Schmiedt (2006), Salles (2005) Barbosa (2011), Goldfeld (2002) entre outros. O ideal de fato seria adaptar, criar metodologias próprias para os alunos surdos, fazer uso do imagético, trabalhar de forma contextualizada e significativa para que a Língua Portuguesa possa ser compreendida pelos alunos surdos, pois é sabido que não basta colocar o aluno na sala de aula, é necessário que haja adaptações curriculares a fim de que esse aluno venha se desenvolver e realmente aprender a língua majoritário do Brasil, pois ao receber um aluno surdo a escola deve estar preparada para oferecer o mesmo aprendizado disponibilizado aos alunos ouvintes e isso requer adaptações curriculares e metodologias apropriadas para esse público." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16667_TB6463_27102024220505.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA LUZ OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "MARIA Luz" "autor_email" => "daluzz0202@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }