CONTRIBUIÇÕES DAS TIC’S E DA LITERATURA INFANTIL PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112899 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5714 "inscrito_id" => 9109 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS TIC’S E DA LITERATURA INFANTIL PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS." "resumo" => "RESUMO O objetivo primordial deste relato de experiência é o de descrever o uso de recursos diversos nos quais embasamos nosso fazer pedagógico. Trata-se de um ensaio cujo foco foi a estimulação da alfabetização e do letramento de crianças matriculadas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Juiz de Fora: uma situada no espaço urbano e outra no campo. O relato é parte do projeto de extensão intitulado “Intercâmbio literário – o que dizem as crianças”, desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do projeto era o de possibilitar o intercâmbio entre as crianças das escolas, a partir do trabalho com os mesmos livros literários e da troca de correspondências entre elas. Partimos da escolha de livros de literatura infantil cujas histórias tinham potenciais de contextualizar o processo de alfabetização. Conforme Freire (1995) nos ensina, primeiro vem a leitura do mundo que nos rodeia, para depois a leitura da palavra, que dá o sentido ao vivido. E a literatura tem o potencial de interligar o mundo vivido ao mundo da palavra. A utilização da literatura trouxe diversas possibilidades de trabalho como: rodas de conversas sobre o uso social da palavra, escrita de bilhetes, trocas de cartas entre as crianças, ou seja, o intercâmbio de leitura como prática social mediada pela Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s). Além de visitas guiadas às duas realidades, tão diferentes enquanto cidade e campo, mas tão próximas considerando as infâncias que nelas se estabelecem. Ao final do projeto ficou evidenciado que houve substantivas contribuições para o processo de aquisição da leitura e da escrita de nossas crianças, assim como para seu processo de desenvolvimento enquanto cidadãos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9109_TB5714_23052024213352.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE RANGEL MIRANDA" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denisermoliveira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112899 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5714 "inscrito_id" => 9109 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS TIC’S E DA LITERATURA INFANTIL PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS." "resumo" => "RESUMO O objetivo primordial deste relato de experiência é o de descrever o uso de recursos diversos nos quais embasamos nosso fazer pedagógico. Trata-se de um ensaio cujo foco foi a estimulação da alfabetização e do letramento de crianças matriculadas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Juiz de Fora: uma situada no espaço urbano e outra no campo. O relato é parte do projeto de extensão intitulado “Intercâmbio literário – o que dizem as crianças”, desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do projeto era o de possibilitar o intercâmbio entre as crianças das escolas, a partir do trabalho com os mesmos livros literários e da troca de correspondências entre elas. Partimos da escolha de livros de literatura infantil cujas histórias tinham potenciais de contextualizar o processo de alfabetização. Conforme Freire (1995) nos ensina, primeiro vem a leitura do mundo que nos rodeia, para depois a leitura da palavra, que dá o sentido ao vivido. E a literatura tem o potencial de interligar o mundo vivido ao mundo da palavra. A utilização da literatura trouxe diversas possibilidades de trabalho como: rodas de conversas sobre o uso social da palavra, escrita de bilhetes, trocas de cartas entre as crianças, ou seja, o intercâmbio de leitura como prática social mediada pela Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s). Além de visitas guiadas às duas realidades, tão diferentes enquanto cidade e campo, mas tão próximas considerando as infâncias que nelas se estabelecem. Ao final do projeto ficou evidenciado que houve substantivas contribuições para o processo de aquisição da leitura e da escrita de nossas crianças, assim como para seu processo de desenvolvimento enquanto cidadãos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9109_TB5714_23052024213352.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE RANGEL MIRANDA" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denisermoliveira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }