Este trabalho apresenta um relato detalhado sobre a experiência de um Laboratório de Práticas Pedagógicas, da Universidade Estácio de Sá/UNESA em Duque de Caxias/RJ. O objetivo é demonstrar como as práticas desenvolvidas no Laboratório em benefício a formação de profissionais de pedagogia. O laboratório oferece um espaço para que futuros pedagogos vivenciem práticas pedagógicas inovadoras através de atividades lúdicas e metodologias ativas. São realizados atendimentos gratuitos na realização de atendimentos as crianças da comunidade interna e externa da universidade, promovendo o brincar intencional e o desenvolvimento infantil, perfazendo a tríade ensino, pesquisa e extensão, aproximando comunidade e a universidade. O espaço é utilizado para a realização de estágios obrigatórios dos cursos de Pedagogia, contribuindo para a formação profissional dos estudantes. O laboratório tem se mostrado um espaço de grande importância para a formação de futuros pedagogos, para o atendimento à comunidade e para a inovação pedagógica. As experiências relatadas demonstram a relevância de iniciativas como esta para a construção de uma educação mais inclusiva, lúdica e transformadora. O Laboratório de Práticas Pedagógicas da UNESA é um exemplo de como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento da comunidade e para a formação de profissionais mais qualificados e engajados com a realidade social.