presente trabalho analisa a questão da sustentabilidade a partir da práxis no ambiente escolar à luz da Educação Ambiental nas aulas de Ciências e Geografia no ensino fundamental. Parte-se do princípio de que a geração atual e as futuras gerações necessitam de hábitos mais saudáveis no tocante ao trato com o meio ambiente. Com esse propósito, na tentativa de minimizar os danos causados pela poluição, alguns intelectuais têm apresentado alternativas de ações preventivas com o intuito de contribuir para o bem-estar das pessoas sem causar danos ambientais. Neste sentido, este estudo foi desenvolvido junto aos discentes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Patos, sertão da Paraíba. Focando numa visão integrada da preservação individual e coletiva das problemáticas ambientais, idealizou-se o presente estudo que tem como objetivo identificar como ocorre a utilização das políticas dos 5R's da sustentabilidade mediante uma abordagem teórica e prática a partir da participação dos discentes. Percebeu-se que os discentes entenderam que os resíduos são produzidos por nós motivados pelo modo de produção atual, o capitalismo, e que este consumo traz consequências das mais variadas ordens. Neste sentido, a prática da utilização dos 5R’s é de suma importância para este público que está em formação e necessita de conscientização socioambiental que são inerentes as ações pedagógicas da escola. Inseri os discentes no processo de ensino-aprendizagem com uma abordagem teórica e prática foi de grande relevância para a compreensão das nossas ações sobre o meio.