O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112843 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5644 "inscrito_id" => 5816 "titulo" => "O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9.394/96, a Educação Infantil é definida como a primeira etapa da educação básica. Tendo como desígnio a formação integral da criança nos aspectos: social, físico, psicológico e intelectual. A interligação entre o brincar e a educação é indispensável no processo educacional, visto como uma ferramenta favorável para promoção do conhecimento de mundo, sentido, pensamento e oralidade. O estudo teve como objetivo analisar o impacto das atividades lúdicas na educação infantil no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, visando compreender a importância do lúdico para a primeira infância. Na presente pesquisa, fez-se o uso do método bibliográfico por meio de livros e artigos, e abordagem qualitativa. Após a análise e reflexão sobre o tema discutido por outros autores, foi possível perceber o quanto os jogos e brincadeiras são importantes recursos pedagógicos que contribuem para a aprendizagem e construção do conhecimento das crianças na fase da educação infantil, além de promover o desenvolvimento afetivo-social, autonomia e identidade da criança. Portanto, é necessário a prática pedagógica com atividades lúdicas nas instituições de ensino da educação infantil, de modo a permitir que as crianças aprendam brincando por meio de jogos e brincadeiras, o que favorece o desenvolvimento da autonomia, criatividade, a descoberta, o conhecimento de si e do outro, auxiliando no processo ensino e aprendizagem, promovendo a comunicação, imaginação, interação, evolução da linguagem e descobertas do dia a dia, além de gerar momentos divertidos e prazerosos. No entanto, não é só brincar, as brincadeiras e os jogos devem ser planejados de forma coerente e pedagógica para que aconteça a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades motoras, intelectual, cognitiva, entre outras de forma eficiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5816_TB5644_27102024224338.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA DE JESUS DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "KATIA DE JESUS" "autor_email" => "katyacunha38@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112843 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5644 "inscrito_id" => 5816 "titulo" => "O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9.394/96, a Educação Infantil é definida como a primeira etapa da educação básica. Tendo como desígnio a formação integral da criança nos aspectos: social, físico, psicológico e intelectual. A interligação entre o brincar e a educação é indispensável no processo educacional, visto como uma ferramenta favorável para promoção do conhecimento de mundo, sentido, pensamento e oralidade. O estudo teve como objetivo analisar o impacto das atividades lúdicas na educação infantil no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, visando compreender a importância do lúdico para a primeira infância. Na presente pesquisa, fez-se o uso do método bibliográfico por meio de livros e artigos, e abordagem qualitativa. Após a análise e reflexão sobre o tema discutido por outros autores, foi possível perceber o quanto os jogos e brincadeiras são importantes recursos pedagógicos que contribuem para a aprendizagem e construção do conhecimento das crianças na fase da educação infantil, além de promover o desenvolvimento afetivo-social, autonomia e identidade da criança. Portanto, é necessário a prática pedagógica com atividades lúdicas nas instituições de ensino da educação infantil, de modo a permitir que as crianças aprendam brincando por meio de jogos e brincadeiras, o que favorece o desenvolvimento da autonomia, criatividade, a descoberta, o conhecimento de si e do outro, auxiliando no processo ensino e aprendizagem, promovendo a comunicação, imaginação, interação, evolução da linguagem e descobertas do dia a dia, além de gerar momentos divertidos e prazerosos. No entanto, não é só brincar, as brincadeiras e os jogos devem ser planejados de forma coerente e pedagógica para que aconteça a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades motoras, intelectual, cognitiva, entre outras de forma eficiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5816_TB5644_27102024224338.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA DE JESUS DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "KATIA DE JESUS" "autor_email" => "katyacunha38@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }