A inserção da literatura infantil desenvolve habilidades socioemocionais de maneira lúdica e rotineira, pois a linguagem e metáforas utilizadas nos livros infantis trazem um entendimento maior do que se sente. Uma das principais habilidades que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz para a aprendizagem na educação infantil é a socioemocional, tendo em vista que as emoções são exploradas e desenvolvidas para a compreensão nessa fase. O artigo objetifica refletir sobre os impactos positivos que os contos infantis trazem como mecanismos para crianças coordenarem e entenderem suas próprias emoções, abordando assim a relevância desses livros no tratamento de questões relacionadas a inteligência emocional, já que por meio de oficinas de contação de histórias é possível levar aos indivíduos temáticas tão particulares como os sentimentos. Através da história contada na Escola Municipal Estrela do Saber, foi possível instigar as crianças a expressar seus sentimentos, possibilitado a partir do encorajamento desenvolvido por meio de um método didático baseado em questionamentos, que investigou a maneira como os sujeitos se sentiram ao longo dos acontecimentos da história. Tendo em vista, as crianças puderam pensar sobre si ao relacionar o que foi contado consigo e com o mundo ao seu redor, reavaliando as atitudes perante os seus sentimentos e consequentemente desenvolvendo o socioemocional.