INTERVENÇÕES DA CÉLULA DE FORMAÇÃO, PROGRAMAS E PROJETOS (CEFOP) NA INICIATIVA DO FOCO NA APRENDIZAGEM NO COMPONENTE DE MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114034 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7342 "inscrito_id" => 17722 "titulo" => "INTERVENÇÕES DA CÉLULA DE FORMAÇÃO, PROGRAMAS E PROJETOS (CEFOP) NA INICIATIVA DO FOCO NA APRENDIZAGEM NO COMPONENTE DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar a atuação da Célula de Formação, Programas e Projetos (CEFOP) a nível das Superintendências da Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR), na iniciativa Foco na Aprendizagem, referente ao componente curricular de Matemática. Nesta ocasião, sinaliza-se as ações promovidas para a Matemática, visando a recomposição de aprendizagens essenciais. Entre as premissas desta iniciativa, tem-se a avaliação diagnóstica e formativa, fornecida via Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (SISEDU), tal como o recurso fundante, o Material Didático Estruturado (MDE) de Matemática, que vem sendo utilizado como amparo didático/pedagógico aos processos de ensino e aprendizagem, sendo dividido em percursos formativos, que mediante sua estruturação e sequências didáticas, oportuniza a recomposição de aprendizagens, viabilizando o preenchimento de lacunas dos conhecimentos básicos do currículo da disciplina. Acerca do percurso metodológico, se caracteriza como qualitativa, por descrever as possibilidades e desafios visualizados no Foco na Aprendizagem. Conta ainda com formadores, que recebem e participam de encontros estaduais do programa, prosseguindo com o planejamento e execução de formações correspondentes, a nível regional, com professores das escolas estaduais de Fortaleza. Entre os resultados, observou-se que a iniciativa é significa a práxis docente e ao desenvolvimento de conhecimentos matemáticos pelos alunos, sendo observado que a realização de oficinas de elaboração de itens, consoante modelos das avaliações externas estaduais e recursos como o Chat GPT, tem contribuído de forma evidente na mobilização e ressignificação de conhecimentos. Por fim, verificou-se a partir das avaliações diagnósticas e externas, que tais ações vem contribuindo no desenvolvimento educacional da disciplina de Matemática, no estado do Ceará." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17722_TB7342_10062024224637.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA HISLLYA BANDEIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "HISLLYA" "autor_email" => "hisllya@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114034 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7342 "inscrito_id" => 17722 "titulo" => "INTERVENÇÕES DA CÉLULA DE FORMAÇÃO, PROGRAMAS E PROJETOS (CEFOP) NA INICIATIVA DO FOCO NA APRENDIZAGEM NO COMPONENTE DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar a atuação da Célula de Formação, Programas e Projetos (CEFOP) a nível das Superintendências da Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR), na iniciativa Foco na Aprendizagem, referente ao componente curricular de Matemática. Nesta ocasião, sinaliza-se as ações promovidas para a Matemática, visando a recomposição de aprendizagens essenciais. Entre as premissas desta iniciativa, tem-se a avaliação diagnóstica e formativa, fornecida via Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (SISEDU), tal como o recurso fundante, o Material Didático Estruturado (MDE) de Matemática, que vem sendo utilizado como amparo didático/pedagógico aos processos de ensino e aprendizagem, sendo dividido em percursos formativos, que mediante sua estruturação e sequências didáticas, oportuniza a recomposição de aprendizagens, viabilizando o preenchimento de lacunas dos conhecimentos básicos do currículo da disciplina. Acerca do percurso metodológico, se caracteriza como qualitativa, por descrever as possibilidades e desafios visualizados no Foco na Aprendizagem. Conta ainda com formadores, que recebem e participam de encontros estaduais do programa, prosseguindo com o planejamento e execução de formações correspondentes, a nível regional, com professores das escolas estaduais de Fortaleza. Entre os resultados, observou-se que a iniciativa é significa a práxis docente e ao desenvolvimento de conhecimentos matemáticos pelos alunos, sendo observado que a realização de oficinas de elaboração de itens, consoante modelos das avaliações externas estaduais e recursos como o Chat GPT, tem contribuído de forma evidente na mobilização e ressignificação de conhecimentos. Por fim, verificou-se a partir das avaliações diagnósticas e externas, que tais ações vem contribuindo no desenvolvimento educacional da disciplina de Matemática, no estado do Ceará." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17722_TB7342_10062024224637.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA HISLLYA BANDEIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "HISLLYA" "autor_email" => "hisllya@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }