Essa investigação apresenta os desafios e possibilidades do estágio supervisionado obrigatório em educação infantil, no curso de Pedagogia de uma universidade pública de Minas Gerais, na modalidade a distância. A pergunta norteadora do estudo é como organizar o estágio curricular para um curso de formação de professores a distância, de modo a otimizar o processo da práxis educativa dos sujeitos envolvidos e reduzir os índices de evasão? A metodologia utilizada é a qualitativa, pautada no relato pessoal, análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso, roteiro de estágio e plano de ensino; com vistas a compreender a organização e estratégias de execução e monitoramento da prática. Verifica-se que a compreensão da práxis pedagógica, enquanto atividade transformadora e consciente nos espaços de estágios supervisionados na educação infantil modificam o processo. Diante dessa perspectiva buscou-se o reconhecimento desse espaço como formador e construtor de identidades. Os educandos foram mediados pelos polos de apoio presencial, por intermédio dos tutores, para vivenciar o processo de compreensão da escola de forma presencial e orientados pelos professores através das Tecnologias Digitais de Educação (TIC´S), na Plataforma Moodle de modo síncrono e assíncrono. Para mais, os discentes foram instigados por meio de uma leitura crítica dos acontecimentos do cotidiano escolar, sobre suas intencionalidades, singularidades e afetividade. As ações possibilitaram com que 80,4% dos alunos concluíssem o estágio e permanecessem no curso, reduzindo assim os índices de evasão.