A PRÁXIS ESCOLAR NA EDUCAÇAÕ INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114736 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8381 "inscrito_id" => 11018 "titulo" => "A PRÁXIS ESCOLAR NA EDUCAÇAÕ INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO" "resumo" => "Essa investigação apresenta os desafios e possibilidades do estágio supervisionado obrigatório em educação infantil, no curso de Pedagogia de uma universidade pública de Minas Gerais, na modalidade a distância. A pergunta norteadora do estudo é como organizar o estágio curricular para um curso de formação de professores a distância, de modo a otimizar o processo da práxis educativa dos sujeitos envolvidos e reduzir os índices de evasão? A metodologia utilizada é a qualitativa, pautada no relato pessoal, análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso, roteiro de estágio e plano de ensino; com vistas a compreender a organização e estratégias de execução e monitoramento da prática. Verifica-se que a compreensão da práxis pedagógica, enquanto atividade transformadora e consciente nos espaços de estágios supervisionados na educação infantil modificam o processo. Diante dessa perspectiva buscou-se o reconhecimento desse espaço como formador e construtor de identidades. Os educandos foram mediados pelos polos de apoio presencial, por intermédio dos tutores, para vivenciar o processo de compreensão da escola de forma presencial e orientados pelos professores através das Tecnologias Digitais de Educação (TIC´S), na Plataforma Moodle de modo síncrono e assíncrono. Para mais, os discentes foram instigados por meio de uma leitura crítica dos acontecimentos do cotidiano escolar, sobre suas intencionalidades, singularidades e afetividade. As ações possibilitaram com que 80,4% dos alunos concluíssem o estágio e permanecessem no curso, reduzindo assim os índices de evasão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11018_TB8381_06082024203912.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ LUANA BORGES" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ" "autor_email" => "thaynaborges2304@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114736 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8381 "inscrito_id" => 11018 "titulo" => "A PRÁXIS ESCOLAR NA EDUCAÇAÕ INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO" "resumo" => "Essa investigação apresenta os desafios e possibilidades do estágio supervisionado obrigatório em educação infantil, no curso de Pedagogia de uma universidade pública de Minas Gerais, na modalidade a distância. A pergunta norteadora do estudo é como organizar o estágio curricular para um curso de formação de professores a distância, de modo a otimizar o processo da práxis educativa dos sujeitos envolvidos e reduzir os índices de evasão? A metodologia utilizada é a qualitativa, pautada no relato pessoal, análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso, roteiro de estágio e plano de ensino; com vistas a compreender a organização e estratégias de execução e monitoramento da prática. Verifica-se que a compreensão da práxis pedagógica, enquanto atividade transformadora e consciente nos espaços de estágios supervisionados na educação infantil modificam o processo. Diante dessa perspectiva buscou-se o reconhecimento desse espaço como formador e construtor de identidades. Os educandos foram mediados pelos polos de apoio presencial, por intermédio dos tutores, para vivenciar o processo de compreensão da escola de forma presencial e orientados pelos professores através das Tecnologias Digitais de Educação (TIC´S), na Plataforma Moodle de modo síncrono e assíncrono. Para mais, os discentes foram instigados por meio de uma leitura crítica dos acontecimentos do cotidiano escolar, sobre suas intencionalidades, singularidades e afetividade. As ações possibilitaram com que 80,4% dos alunos concluíssem o estágio e permanecessem no curso, reduzindo assim os índices de evasão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11018_TB8381_06082024203912.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ LUANA BORGES" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ" "autor_email" => "thaynaborges2304@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }