O Projeto “Relevância do Ensino de Ciências” – ROSE, nas duas últimas décadas, tem se dedicado a pesquisas que ouvem as opiniões e interesses de alunos sobre ciência e tecnologia em vários países por meio do questionário ROSEs, proporcionando contribuições importantes para possíveis tomadas de decisão por parte das autoridades públicas, visando à melhoria do ensino de ciências. No Brasil, três pesquisas em andamento utilizam abordagens teórico- metodológicas similares às utilizadas nesses países, por meio da aplicação do questionário “Barômetro: jovens e a ciência”, elaborado com base no questionário ROSEs. No entanto, a coleta de dados apontou a necessidade de adaptações diante das dificuldades encontradas no contexto de diversidade cultural e regional do nosso país. Na coleta de dados realizada na Região Central da Amazônia, as principais adaptações foram relacionadas à aproximação das escolas, especialmente as localizadas na zona rural, onde observou-se que a estrutura escolar, onde há falta de telefones institucionais, internet e gestor escolar, somada à disposição geográfica das escolas, dificultou o processo de formalização da pesquisa de acordo com os aspectos éticos e metodológicos preestabelecidos. Na Amazônia Sul-Ocidental, a coleta de dados está em curso, e enfrenta as mesmas dificuldades relatadas pela pesquisa da Amazônia Central. Em ambos os casos, as alternativas encontradas pelos pesquisadores para aproximação da escola foi a visita presencial a unidade escolar ou contato pessoal com os professores. Em São Paulo, a coleta de dados foi realizada com o auxílio de estudantes de Iniciação Científica, localizados em campi descentralizados, permitindo assim a aplicação do questionário em uma maior diversidade de macrorregiões. Os resultados esperados deverão demonstrar a importância de estratégias personalizadas e culturalmente sensíveis de forma a aumentar o interesse dos jovens na temática, promover o engajamento deles na conservação da biodiversidade, além de fornecer insights valiosos para a elaboração de intervenções eficazes na área.