A formação continuada de professores em serviço tem proporcionado importantes contribuições para potencializar as práticas pedagógicas docentes do ensino fundamental anos finais. Assim, faz-se necessário pensar em estratégias formativas com vista a qualificar estas ações. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência formativa de professores de Matemática em um município da Bahia, desenvolvida sob a perspectiva metodológica baseada na resolução de problemas e na tematização da prática, explorando os desafios e as potencialidades das práticas dos professores dessa rede de ensino. Esta formação foi desenvolvida durante o período letivo do ano de 2023, contemplando 12 encontros presenciais. O processo se deu a partir de uma análise qualitativa, envolvendo narrativas dos docentes, observações das atividades formativas, produção dos professores e análise de documentos oficiais de formação continuada. O estudo investiga as práticas formativas, as dificuldades enfrentadas pelos professores e as adaptações necessárias para efetivação da formação continuada em serviço em um município da Bahia. Os resultados destacam a importância da formação docente com foco na prática pedagógica, compreendida como um processo de transformação do profissional por meio do interdependente diálogo entre teoria, prática e reflexão da práxis do professor, tendo este como colaborador da construção de todas as etapas do processo formativo. A proposta é provocar o docente a se transformar e qualificar como pesquisador de sua própria prática.