FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114650 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8255 "inscrito_id" => 19789 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA." "resumo" => "A formação continuada de professores em serviço tem proporcionado importantes contribuições para potencializar as práticas pedagógicas docentes do ensino fundamental anos finais. Assim, faz-se necessário pensar em estratégias formativas com vista a qualificar estas ações. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência formativa de professores de Matemática em um município da Bahia, desenvolvida sob a perspectiva metodológica baseada na resolução de problemas e na tematização da prática, explorando os desafios e as potencialidades das práticas dos professores dessa rede de ensino. Esta formação foi desenvolvida durante o período letivo do ano de 2023, contemplando 12 encontros presenciais. O processo se deu a partir de uma análise qualitativa, envolvendo narrativas dos docentes, observações das atividades formativas, produção dos professores e análise de documentos oficiais de formação continuada. O estudo investiga as práticas formativas, as dificuldades enfrentadas pelos professores e as adaptações necessárias para efetivação da formação continuada em serviço em um município da Bahia. Os resultados destacam a importância da formação docente com foco na prática pedagógica, compreendida como um processo de transformação do profissional por meio do interdependente diálogo entre teoria, prática e reflexão da práxis do professor, tendo este como colaborador da construção de todas as etapas do processo formativo. A proposta é provocar o docente a se transformar e qualificar como pesquisador de sua própria prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19789_TB8255_27102024214432.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO DIAS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "LUCIANO" "autor_email" => "luciano.andrade@enova.educacao.ba.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114650 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8255 "inscrito_id" => 19789 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA." "resumo" => "A formação continuada de professores em serviço tem proporcionado importantes contribuições para potencializar as práticas pedagógicas docentes do ensino fundamental anos finais. Assim, faz-se necessário pensar em estratégias formativas com vista a qualificar estas ações. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência formativa de professores de Matemática em um município da Bahia, desenvolvida sob a perspectiva metodológica baseada na resolução de problemas e na tematização da prática, explorando os desafios e as potencialidades das práticas dos professores dessa rede de ensino. Esta formação foi desenvolvida durante o período letivo do ano de 2023, contemplando 12 encontros presenciais. O processo se deu a partir de uma análise qualitativa, envolvendo narrativas dos docentes, observações das atividades formativas, produção dos professores e análise de documentos oficiais de formação continuada. O estudo investiga as práticas formativas, as dificuldades enfrentadas pelos professores e as adaptações necessárias para efetivação da formação continuada em serviço em um município da Bahia. Os resultados destacam a importância da formação docente com foco na prática pedagógica, compreendida como um processo de transformação do profissional por meio do interdependente diálogo entre teoria, prática e reflexão da práxis do professor, tendo este como colaborador da construção de todas as etapas do processo formativo. A proposta é provocar o docente a se transformar e qualificar como pesquisador de sua própria prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19789_TB8255_27102024214432.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO DIAS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "LUCIANO" "autor_email" => "luciano.andrade@enova.educacao.ba.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }