Este artigo enfoca a relevância da didática utilizada no processo de alfabetização de pessoasidosas a partir de metodologias que proporcione maior autonomia, destacando sua capacidadede influenciar positivamente o ambiente por meio do processo de aprendizado. A alfabetizaçãoéessencial para que compreendam o mundo e se protejam de fraudes, especialmenteconsiderando o aumento desses golpes contra essa faixa etária, por isso a inclusão dos idosos em programas de alfabetização e letramento é crucial para assegurar sua independência e plenaparticipação na sociedade. Tem como objetivo investigar e analisar os impactos da alfabetização e do letramentona vida dos idosos, visando compreender como essas práticas educacionais contribuempara suainclusão social, autonomia, proteção contra fraudes e participação ativa na sociedadecontemporânea. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, tem como forma deabordagem a pesquisa qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foramlivros, artigos, sites. Traz-se os resultados a partir da sua interpretação a partir do referencial teórico da pesquisa.