RESUMO A “Roda de Leitura” surgiu como uma experiência de formação continuada em serviço, articulada pelo Programa de Tutoria Educacional (PTE), na Escola Municipal Prof.ª Maria José Nunes da Luz, localizada na cidade de Manaus, tendo como objetivo principal o interesse em estimular a fluência em leitura oral de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Tal iniciativa se deu em função da realidade da turma quanto à competência leitora, na qual, ainda que alguns estudantes já lessem, não o faziam com a cadência, a autonomia e a fluência esperadas para uma turma nesse nível de ensino; sem deixar de mencionar aqueles que estavam em um estágio mais inicial de leitura e que, naturalmente, apresentavam uma maior dificuldade nesse aspecto. O trabalho baseou-se nas contribuições de Solé (1998), Freire (1998) e Puliezi (2022). Assim sendo, a atividade foi realizada ao longo de dois meses e obedeceu as seguintes etapas: planejamento das ações, sob a orientação da tutora; seleção e organização dos livros a serem disponibilizados aos alunos; encontros para a escolha individual dos livros que seriam levados para casa; encontros de socialização dos livros e leituras realizadas; feedback dos alunos sobre a atividade; autoavaliação dos professores. Pode-se considerar que a roda de leitura foi uma atividade interativa, dinâmica e reflexiva e, por essa razão, entendemos que ela pode ser incorporada em ações anuais, em forma de projetos fixos e explorada durante todo o percurso de aprendizagem leitora. Admite-se que o crescimento é lento, mas a mudança de hábitos é visível, demonstrando que e a estratégia rendeu bons resultados, permitindo que as crianças protagonizassem sua aprendizagem e construíssem seu próprio conhecimento.