O ensino de ciências, muitas vezes, pode não condizer com a realidade do estudante, por isso existe a necessidade de usar metodologias que tornem o processo de ensino-aprendizagem significativo e otimizado. Dessa maneira, a contextualização pedagógica pode proporcionar o desenvolvimento de diferentes habilidades motoras e de cognição. Uma abordagem inovadora no processo de ensino é a utilização do triorama, constituído por colagens e recortes, conciso em uma configuração 3D. Nesse sentido, o respectivo trabalho tem o objetivo de valorizar metodologias ativas no ensino de ciências, explorando o uso do triorama no ensino sobre o aquecimento global e como uma ferramenta capaz de otimizar o processo de aprendizagem. Tal atividade foi realizada na EMTI Pedro Augusto, pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Federal de Pernambuco, em que houve a produção dos trioramas pelos alunos dos 8º anos. Assim, os alunos foram divididos em grupos relacionados a eixos específicos sobre o aquecimento global, como: queimadas, desmatamento, queima de combustíveis fósseis, derretimento das geleiras, desertificação, chuvas intensas e inundações e cidades sustentáveis. A utilização dessa ferramenta, permite que diferentes aspectos possam ser incluídos em uma atividade, como a artes, leitura, interpretação, criatividade, trabalhando a interdisciplinaridade e provocando a construção de um conhecimento crítico e científico, democratizando o conhecimento. Ademais, explorar uma temática como o aquecimento global é essencial, tendo em vista as consequências ambientais em torno do problema, fazendo com o que os alunos possam demonstrar seus conhecimentos e criticidade a partir da construção dos trioramas. Outrossim, a inserção do triorama como ferramenta de ensino instigou os alunos a procurar informações verídicas, duvidar, perguntar, trabalhar em equipe e agir de forma autônoma. Portanto, a utilização do triorama no ensino torna o aprender mais prazeroso para o aluno, que vai estar participando ativamente do seu processo de aprendizagem.