O PROJETO LEITURIZE-SE NAS SALAS DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109256 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 556 "inscrito_id" => 6770 "titulo" => "O PROJETO LEITURIZE-SE NAS SALAS DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Embora a comunidade acadêmica reconheça a importância da educação literária, tornar essa prática atrativa para os estudantes configura uma tarefa complexa, haja vista o crescente desinteresse manifestado. Tal fato é um reflexo da maneira restrita como o ensino da literatura é repassado em salas de aula, isto é, “reduzem” a leitura a uma verificação do que foi lido em fichas ou resumos, tornando o discente alguém passivo no processo. Por isso, o projeto de ensino “Leiturize-se nas salas de aula de Língua Portuguesa” foi proposto como uma via para ampliar esse diálogo com o texto, como forma de aprimorar o que era desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar as ações relacionadas ao projeto Leiturize-se no período de 29 de setembro a 30 de dezembro 2023, analisando quais resultados foram alcançados com as 12 turmas envolvidas no projeto e com a comunidade escolar de modo geral. Para tanto, serão comentadas as atividades que foram realizadas no projeto e de que modo elas contribuíram ou não para o aprimoramento da prática literária a partir da observação sobre a própria avaliação feita pelos discentes que participaram do projeto, via formulário eletrônico. Por último, a verificação de tais resultados levará em conta o diálogo com o próprio referencial teórico do projeto, no caso do paradigma teórico e metodológico do letramento literário, visando ao desenvolvimento de uma leitura crítica e ativa por parte dos envolvidos, proporcionando trocas de ideias e encontro de vozes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6770_TB556_16102024195924.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANABEL CORTEZ DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "ANABEL" "autor_email" => "theangel131405@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109256 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 556 "inscrito_id" => 6770 "titulo" => "O PROJETO LEITURIZE-SE NAS SALAS DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Embora a comunidade acadêmica reconheça a importância da educação literária, tornar essa prática atrativa para os estudantes configura uma tarefa complexa, haja vista o crescente desinteresse manifestado. Tal fato é um reflexo da maneira restrita como o ensino da literatura é repassado em salas de aula, isto é, “reduzem” a leitura a uma verificação do que foi lido em fichas ou resumos, tornando o discente alguém passivo no processo. Por isso, o projeto de ensino “Leiturize-se nas salas de aula de Língua Portuguesa” foi proposto como uma via para ampliar esse diálogo com o texto, como forma de aprimorar o que era desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar as ações relacionadas ao projeto Leiturize-se no período de 29 de setembro a 30 de dezembro 2023, analisando quais resultados foram alcançados com as 12 turmas envolvidas no projeto e com a comunidade escolar de modo geral. Para tanto, serão comentadas as atividades que foram realizadas no projeto e de que modo elas contribuíram ou não para o aprimoramento da prática literária a partir da observação sobre a própria avaliação feita pelos discentes que participaram do projeto, via formulário eletrônico. Por último, a verificação de tais resultados levará em conta o diálogo com o próprio referencial teórico do projeto, no caso do paradigma teórico e metodológico do letramento literário, visando ao desenvolvimento de uma leitura crítica e ativa por parte dos envolvidos, proporcionando trocas de ideias e encontro de vozes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6770_TB556_16102024195924.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANABEL CORTEZ DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "ANABEL" "autor_email" => "theangel131405@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }