Este artigo aborda pressupostos da formação de professores, particularmente do Programa Residência Pedagógica (PRP), ação da Política Nacional de Formação de Professores como uma iniciativa estratégica voltada para o aprimoramento da formação inicial e continuada docente, visando fortalecer as bases da educação brasileira, promovendo a qualificação de profissionais da educação por meio de ações integradas entre universidades e escolas de educação básica. Neste sentido, tem como objetivo refletir sobre o PRP, sobretudo seu potencial na imersão de futuros professores na realidade escolar e suas contribuições para a compreensão de que o aprender se entrelaça com o ensinar de forma indissociável na construção da aprendizagem docente. O estudo está ancorado em pressupostos da abordagem qualitativa, estruturando-se em aspectos reflexivos e problematizadores, partindo de elementos de uma experiência vivenciada no PRP/Subprojeto Matemática de uma instituição de ensino superior do interior cearense. Os dados coletados foram oriundos de registros escritos ao longo do programa, especialmente relatórios produzidos ao final de cada módulo. Os resultados apontam que, dentre as intencionalidade do programa, ao inserir futuros professores no dia a dia escolar, o PRP busca não apenas complementar o aprendizado teórico adquirido em cursos superiores, mas também preparar licenciandos para os desafios da profissão docente. Além disso, o residente compreende a cultura escolar em sua complexidade, toma o planejamento como aspecto central para o desenvolvimento da prática de ensino e promoção da aprendizagem dos estudantes e entende a necessidade de desenvolvimento e adaptação de práticas pedagógicas para diferentes alunos das unidades de ensino. Portanto, nas vivência com práticas educativas, os residentes têm a oportunidade de desenvolver habilidades pedagógicas, especialmente, aprendem a lidar com a diversidade de alunos e a refletir criticamente sobre suas próprias práticas, preparando-se para melhor atuar e, consequentemente, ajudar na melhoria da qualidade da educação oferecida em escolas de EducaçãoEste artigo aborda pressupostos da formação de professores, particularmente do Programa Residência Pedagógica (PRP), ação da Política Nacional de Formação de Professores como uma iniciativa estratégica voltada para o aprimoramento da formação inicial e continuada docente, visando fortalecer as bases da educação brasileira, promovendo a qualificação de profissionais da educação por meio de ações integradas entre universidades e escolas de educação básica. Neste sentido, tem como objetivo refletir sobre o PRP, sobretudo seu potencial na imersão de futuros professores na realidade escolar e suas contribuições para a compreensão de que o aprender se entrelaça com o ensinar de forma indissociável na construção da aprendizagem docente. O estudo está ancorado em pressupostos da abordagem qualitativa, estruturando-se em aspectos reflexivos e problematizadores, partindo de elementos de uma experiência vivenciada no PRP/Subprojeto Matemática de uma instituição de ensino superior do interior cearense. Os dados coletados foram oriundos de registros escritos ao longo do programa, especialmente relatórios produzidos ao final de cada módulo. Os resultados apontam que, dentre as intencionalidade do programa, ao inserir futuros professores no dia a dia escolar, o PRP busca não apenas complementar o aprendizado teórico adquirido em cursos superiores, mas também preparar licenciandos para os desafios da profissão docente. Além disso, o residente compreende a cultura escolar em sua complexidade, toma o planejamento como aspecto central para o desenvolvimento da prática de ensino e promoção da aprendizagem dos estudantes e entende a necessidade de desenvolvimento e adaptação de práticas pedagógicas para diferentes alunos das unidades de ensino. Portanto, nas vivência com práticas educativas, os residentes têm a oportunidade de desenvolver habilidades pedagógicas, especialmente, aprendem a lidar com a diversidade de alunos e a refletir criticamente sobre suas próprias práticas, preparando-se para melhor atuar e, consequentemente, ajudar na melhoria da qualidade da educação oferecida em escolas de Educação Básica.