Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTILOS PARENTAIS E DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes tem recebido cada vez mais atenção da Psicologia e da Educação. Considerando a importância de compreender esse desenvolvimento e seus desdobramentos no campo educacional, um dos aspectos que merece atenção é a compreensão de como as relações familiares impactam no desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes. Nesse sentido, objetivo deste trabalho foi verificar como os estudos têm analisado a relação entre os estilos de socialização parental e o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes. Para tanto, foi feita uma revisão integrativa da literatura, através de buscas na base de dados Periódicos Capes, a partir dos descritores estilos parentais “AND” regulação emocional, e estilos parentais “AND” desenvolvimento emocional. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionados seis artigos publicados no período de 2004 a 2024. Os resultados da revisão indicaram uma maior relação entre os padrões comportamentais positivos, presentes no estilo parental autoritativo, e o desenvolvimento emocional saudável, em comparação aos estilos indulgente, autoritário e negligente. Destaca-se a discussão sobre o estilo autoritário, que pode ser apontado como um fator protetivo em contextos de maior vulnerabilidade, em detrimento do estilo indulgente e negligente. Os estudos também apontam para a importância de considerar os aspectos individuais como o temperamento e a personalidade do indivíduo. Salienta-se a identificação de um conjunto de trabalhos de psicoeducação emocional com os pais e o papel essencial destes como correguladores em situações de desajuste emocional dos filhos. Por fim, as implicações da relação entre socialização parental e desenvolvimento emocional no contexto educacional são discutidas no trabalho.

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