As Metodologias Ativas são importantes para a formação acadêmica dos discentes em diversos contextos, como na formação de tradutores/intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, por exemplo, que requer muitas práticas, diante de suas especificidades. Nesse sentido, a utilização das Metodologias Ativas passa a ser relevante no decorrer do curso. Este trabalho, que configura-se como relato de experiência, apresenta as vivências dos autores no Curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Acopiara, na disciplina de Tradução Audiovisual Acessível (TAVa), durante o semestre 2024.1. Temos como objetivo, portanto, apresentar a importância das metodologias ativas na formação do Tradutor e Intérpretes de Libras (TILS). Busca-se analisar e discutir duas atividades desenvolvidas na disciplina, a saber: Grupos de discussão e grupos de socialização e Estudos de caso. Após a análise das ações sob a ótica dos autores/discentes e com o aporte teórico, nota-se que as Metodologias Ativas desempenham um importante papel no processo de formação dos TILS, contribuindo de forma lúdica para o aprendizado. As vivências ora relatadas impactaram e contribuíram de forma significativa na formação dos discentes. Sugere-se estudos complementares que investiguem a percepção coletiva dos estudantes do curso sobre tais metodologias.