A promulgação da Resolução 07/2018, do Conselho Nacional de Educação, estabeleceu a obrigatoriedade das práticas extensionistas como parte da carga horária dos cursos de graduação. Essa medida visa enriquecer a formação dos estudantes por meio da vivência imersiva em ambientes reais do campo de atuação profissional, posicionando-os como agentes transformadores da realidade social da comunidade local. Nesse contexto, o curso de Psicologia, oferecido por uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada em um município da Baixada Fluminense (RJ), implementou o projeto de extensão em Educação no 5º período do curso. A proposta visou desenvolver competências que permitissem aos acadêmicos de Psicologia criar e aplicar jogos educativos inovadores e eficazes para a consolidação da Cultura de Paz e Direitos Humanos nas escolas públicas e privadas do município onde a instituição de ensino superior está inserida. O desenvolvimento do projeto extensionista envolveu diversas etapas. Foram realizadas visitas de campo, entrevistas com a comunidade escolar para identificar a necessidade, discussão do referencial teórico entre os pares, elaboração das estratégias educativas por meio da criação de jogos, aplicação dos jogos nas escolas e apresentação dos resultados para a comunidade interna e externa da IES. A realização da extensão trouxe inúmeros benefícios em diferentes contextos. No que se refere à formação dos acadêmicos, foram desenvolvidas competências essenciais para a atuação profissional, como o pensamento analítico e científico e a aplicação dos conhecimentos teóricos em práticas reais. No contexto das unidades escolares da Educação Básica, foi perceptível a mobilização dos alunos sobre a temática apresentada por meio dos jogos, bem como a reflexão sobre as atitudes necessárias no dia a dia para a promoção da Cultura de Paz e a garantia dos Direitos Humanos.