Durante nossas vidas, convivemos com aulas o tempo todo, mas o processo de como elas são produzidas raramente é claro para quem assiste. Balizados por essa curiosidade, realizamos o projeto “A aula é nossa!”, que possuía como proposta apresentar as etapas de construção de uma aula. O objetivo dessa pesquisa é compreender a mobilização de saberes docentes a partir de uma execução do recurso Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Bem como mapear as concepções de estudantes do 7º ano de uma escola pública no interior de Goiás sobre os seus processos de aprendizagem com projeto, na disciplina de História, com base no recurso teórico metodológico da ABP. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa de campo, em que a coleta dos dados se deu por um questionário com os estudantes. Para análise, o recurso temático categorial de Bardin (1977). O suporte teórico contou com: Castellar (2016), Moran e Bacich (2018), Bender (2015), Barrett (2017) e Tardif (2002). Os principais resultados identificados foram: a) alcance e mobilização de todas as dimensões de saberes necessários à prática docente, segundo a proposta de Maurice Tardif (2002); b) o senso de cooperação entre os estudantes foi fortalecido; c) o entendimento acerca das etapas de construção de uma aula fez com que os estudantes atentassem ainda mais aos seus processos de aprendizagem na escola, para além da aula de História; d) a experiência com a ABP contribuiu fortemente com o valor atribuído à pesquisa na construção dos saberes históricos para os estudantes.