O aprisionamento de mulheres está crescendo exponencialmente no país. Dada a educação ser um direito universal garantido por lei, torna-se de extrema importância assegurar este direito fundamental nas prisões, pois a educação é uma ferramenta essencial para a reabilitação e reintegração social dessa população. Este estudo visa expor uma pesquisa realizada em uma unidade escolar, localizada dentro de uma penitenciária prisional feminina na cidade do Rio de janeiro. Através deste contexto tão pouco explorado e referenciado, analisar como esses dados podem contribuir para a formação continuada de professores prisionais. Utilizando uma abordagem mista, foram coletados dados através observações sociodemográficas e educacionais em um questionário aplicado em 61 alunas desta unidade. O objetivo do estudo foi delinear um perfil das alunas que frequentam a unidade escolar, descrevendo as características demográficas, socioeconômicas dessa população, bem como as suas necessidades educacionais específicas. Os resultados obtidos, quando possível, foram cruzados com os dados disponibilizados pelo governo federal. Logo, as conclusões destacam a importância de adaptar a formação dos professores prisionais para atender às particularidades dessa população, promovendo uma educação mais eficaz e inclusiva.