EXPLORANDO O POTENCIAL DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ESTRATÉGIAS E EXPERIÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113507 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6609 "inscrito_id" => 12595 "titulo" => "EXPLORANDO O POTENCIAL DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ESTRATÉGIAS E EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "Este artigo investiga o potencial da tecnologia no ensino de matemática no Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Exploramos diversas estratégias e experiências que demonstram como a tecnologia pode ser eficaz para melhorar a compreensão e o engajamento dos estudantes nessa disciplina. Ao analisar a implementação de recursos tecnológicos, como aplicativos, jogos educativos e plataformas online, examinamos como essas ferramentas podem ser utilizadas de forma criativa e significativa no contexto educacional. Além disso, discutimos os benefícios e desafios associados ao uso da tecnologia no ensino de matemática para crianças em idade escolar, destacando as oportunidades de aprendizado que ela pode oferecer. No entanto, é importante reconhecer que o uso da tecnologia no ensino de matemática nos anos iniciais não está isento de desafios. Questões relacionadas à acessibilidade, equidade digital, formação de professores e avaliação do impacto pedagógico dessas ferramentas precisam ser cuidadosamente consideradas e abordadas. Diante disso, este artigo não apenas destaca os benefícios associados ao uso da tecnologia na educação matemática, mas também identifica as principais questões a serem enfrentadas e sugere diretrizes para uma implementação bem-sucedida. Por meio da análise de diferentes perspectivas e experiências, este artigo visa oferecer uma visão abrangente sobre como explorar o potencial da tecnologia no ensino de matemática nos anos iniciais, fornecendo insights valiosos para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas interessados em promover práticas educacionais inovadoras e eficazes nessa área crucial do currículo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12595_TB6609_16102024161433.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIM CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "YASMIM" "autor_email" => "yaimmim@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113507 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6609 "inscrito_id" => 12595 "titulo" => "EXPLORANDO O POTENCIAL DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ESTRATÉGIAS E EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "Este artigo investiga o potencial da tecnologia no ensino de matemática no Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Exploramos diversas estratégias e experiências que demonstram como a tecnologia pode ser eficaz para melhorar a compreensão e o engajamento dos estudantes nessa disciplina. Ao analisar a implementação de recursos tecnológicos, como aplicativos, jogos educativos e plataformas online, examinamos como essas ferramentas podem ser utilizadas de forma criativa e significativa no contexto educacional. Além disso, discutimos os benefícios e desafios associados ao uso da tecnologia no ensino de matemática para crianças em idade escolar, destacando as oportunidades de aprendizado que ela pode oferecer. No entanto, é importante reconhecer que o uso da tecnologia no ensino de matemática nos anos iniciais não está isento de desafios. Questões relacionadas à acessibilidade, equidade digital, formação de professores e avaliação do impacto pedagógico dessas ferramentas precisam ser cuidadosamente consideradas e abordadas. Diante disso, este artigo não apenas destaca os benefícios associados ao uso da tecnologia na educação matemática, mas também identifica as principais questões a serem enfrentadas e sugere diretrizes para uma implementação bem-sucedida. Por meio da análise de diferentes perspectivas e experiências, este artigo visa oferecer uma visão abrangente sobre como explorar o potencial da tecnologia no ensino de matemática nos anos iniciais, fornecendo insights valiosos para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas interessados em promover práticas educacionais inovadoras e eficazes nessa área crucial do currículo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12595_TB6609_16102024161433.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIM CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "YASMIM" "autor_email" => "yaimmim@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }