Este trabalho tem o objetivo de compreender como a Educação Digital está sendo discutida nas produções acadêmicas, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Desse modo, este estudo exploratório, descritivo e bibliográfico contextualiza a Educação Digital e a Educação Profissional e Tecnológica no país, analisando artigos científicos do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o tema “educação digital e educação profissional” no título, visando apresentar a sua contribuição para a Educação Digital no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, do total encontrado, cinco artigos foram selecionados dentre os publicados nos anos de 2015 a 2022, que possuíam mais proximidade com o objeto da pesquisa, avaliando-se objetivos e resultados para a compreensão da relação entre Educação Digital e Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, alguns apontamentos foram realizados relacionados às semelhanças e às especificidades, e como a temática vem sendo abordada por essas produções acadêmicas. Como resultados, observou-se o destaque da preocupação com a formação integral dos estudantes, envolvendo as dimensões da ciência, da cultura, da tecnologia e do trabalho. Ademais, discutiu-se a importância do entendimento crítico e ético, do papel das práticas educacionais e da formação docente, envolvendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Profissional e Tecnológica.