Este estudo aborda a importância do estágio supervisionado II na formação do Licenciado em Ciências Agrárias, destacando sua relevância para o desenvolvimento de competências pedagógicas e práticas dos futuros educadores. O objetivo geral do trabalho é investigar as experiências e contribuições durante o processo formativo do Licenciado em Ciências Agrárias, com foco no estágio supervisionado II. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando observações participantes e análise de conteúdo como método principal. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó, acompanhando as turmas dos cursos técnicos em agropecuária e meio ambiente. As disciplinas monitoradas incluíram Suinocultura, Avicultura, Apicultura e Tópicos Ambientais. Os resultados principais revelaram que a imersão prática proporcionada pelo estágio contribuiu significativamente para a formação dos futuros professores, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática docente. A principal conclusão deste estudo ressalta a importância de investir em programas de formação de professores que promovam a integração entre teoria e prática, a reflexão crítica sobre a prática docente e o desenvolvimento de competências pedagógicas sólidas. O estágio supervisionado II foi identificado como um componente essencial para a preparação dos futuros educadores de Ciências Agrárias, fornecendo oportunidades para vivenciar desafios reais do ensino e da aprendizagem, contribuindo para uma formação mais completa e contextualizada.