UMA AMPLIAÇÃO DO OLHAR SOBRE HÁBITOS SAUDÁVEIS: AÇÕES REALIZADAS DENTRO E FORA DA ESCOLA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111670 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3972 "inscrito_id" => 10377 "titulo" => "UMA AMPLIAÇÃO DO OLHAR SOBRE HÁBITOS SAUDÁVEIS: AÇÕES REALIZADAS DENTRO E FORA DA ESCOLA" "resumo" => "Introdução: Em meio às inúmeras possibilidades e experiências que temos em nossa sociedade, atualmente vem sendo estimulada a busca por hábitos saudáveis. Deste modo, pensar em levar discussões sobre obesidade, sedentarismo, desvios posturais, hábitos alimentares, autoestima e autoconhecimento para o âmbito educacional, é fundamental. A turma de 8° ano, juntamente com a professora de Educação Física criou um “projeto integrador” na Escola Estadual Estudante Ruben Nunes em Inhapi/Al que teve como objetivo principal mostrar a importância dos bons hábitos, do autoconhecimento e das diversas práticas corporais para se ter uma boa qualidade de vida. Método: Este trabalho foi desenvolvido em um bimestre e inicialmente foram estabelecidos os objetivos, posteriormente pensadas algumas estratégias para que as discussões em sala pudessem ser levadas para todos os alunos da escola, bem como para a comunidade. A turma foi dividida em grupos e estes ficaram responsáveis por: pesquisar, apresentar e divulgar nas redes sociais conteúdos acerca dos temas supracitados. Além disso, os discentes foram conduzidos a pensar ações práticas que integrassem a escola à comunidade, então surgiu a ideia de uma “pedalada solidária” para a turma e, posteriormente, a elaboração de um “campeonato solidário” para toda a escola. Resultados: Em ambas as ações, foram adquiridos, separados e entregues alimentos para as famílias carentes da cidade. Discussões: Para debater a temática, utilizou-se: (BRASIL, 1997), Darido (2012), dentre outros. Conclusão: Logo, este projeto levou os alunos não só a conhecerem e debaterem sobre hábitos saudáveis, mas também a entenderem que a desigualdade social é um dos fatores que interfere na dificuldade de manter estes “bons hábitos”. Além disso, os discentes entenderam o que é ser protagonistas de suas próprias vidas e como suas ações enquanto bons cidadãos podem interferir e repercutir positivamente na vida da comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10377_TB3972_27102024230202.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLENE GOIS SANTOS" "autor_nome_curto" => "crislene gois s" "autor_email" => "leninha_gois@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111670 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3972 "inscrito_id" => 10377 "titulo" => "UMA AMPLIAÇÃO DO OLHAR SOBRE HÁBITOS SAUDÁVEIS: AÇÕES REALIZADAS DENTRO E FORA DA ESCOLA" "resumo" => "Introdução: Em meio às inúmeras possibilidades e experiências que temos em nossa sociedade, atualmente vem sendo estimulada a busca por hábitos saudáveis. Deste modo, pensar em levar discussões sobre obesidade, sedentarismo, desvios posturais, hábitos alimentares, autoestima e autoconhecimento para o âmbito educacional, é fundamental. A turma de 8° ano, juntamente com a professora de Educação Física criou um “projeto integrador” na Escola Estadual Estudante Ruben Nunes em Inhapi/Al que teve como objetivo principal mostrar a importância dos bons hábitos, do autoconhecimento e das diversas práticas corporais para se ter uma boa qualidade de vida. Método: Este trabalho foi desenvolvido em um bimestre e inicialmente foram estabelecidos os objetivos, posteriormente pensadas algumas estratégias para que as discussões em sala pudessem ser levadas para todos os alunos da escola, bem como para a comunidade. A turma foi dividida em grupos e estes ficaram responsáveis por: pesquisar, apresentar e divulgar nas redes sociais conteúdos acerca dos temas supracitados. Além disso, os discentes foram conduzidos a pensar ações práticas que integrassem a escola à comunidade, então surgiu a ideia de uma “pedalada solidária” para a turma e, posteriormente, a elaboração de um “campeonato solidário” para toda a escola. Resultados: Em ambas as ações, foram adquiridos, separados e entregues alimentos para as famílias carentes da cidade. Discussões: Para debater a temática, utilizou-se: (BRASIL, 1997), Darido (2012), dentre outros. Conclusão: Logo, este projeto levou os alunos não só a conhecerem e debaterem sobre hábitos saudáveis, mas também a entenderem que a desigualdade social é um dos fatores que interfere na dificuldade de manter estes “bons hábitos”. Além disso, os discentes entenderam o que é ser protagonistas de suas próprias vidas e como suas ações enquanto bons cidadãos podem interferir e repercutir positivamente na vida da comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10377_TB3972_27102024230202.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLENE GOIS SANTOS" "autor_nome_curto" => "crislene gois s" "autor_email" => "leninha_gois@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }