A Cultura Maker surge como uma abordagem educacional inovadora que busca promover o ensino e aprendizagem de maneira prática e criativa. Apresenta-se como uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades essenciais nos alunos, integrando aspectos da tecnologia e da inovação, tornando o aprendizado significativo e engajador, em contraposição ao modelo tradicional de ensino. Este estudo avaliou a integração da Cultura Maker e jogos educacionais no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como uma estratégia pedagógica. A pesquisa teve como objetivo compreender os impactos da utilização de jogos educacionais integrados à Cultura Maker no ensino de química, direcionada aos alunos do primeiro ano do ensino médio do IFPE Campus Barreiros. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário elaborado no Google Forms, buscando compreender as percepções e experiências dos alunos e professor envolvidos. Os resultados obtidos revelaram alguns desafios na implementação dessas abordagens pedagógicas inovadoras e tecnológicas. Um dos principais obstáculos identificados foi à falta de familiaridade dos alunos e professor com a Cultura Maker. Diante disso, recomenda-se a criação de Espaços Maker nas escolas e a promoção de programas de formação continuada para os docentes. Essa iniciativa visa não somente superar as barreiras identificadas, mas também fomentar uma integração eficaz da Cultura Maker e jogos educacionais no ambiente escolar.