ENSINO DE FISIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE TABELAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NEUROFISIOLOGIA E FISIOLOGIA ENDÓCRINA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111226 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3301 "inscrito_id" => 7359 "titulo" => "ENSINO DE FISIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE TABELAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NEUROFISIOLOGIA E FISIOLOGIA ENDÓCRINA" "resumo" => "O Componente de Fisiologia faz parte dos currículos dos cursos de graduação das áreas de saúde e ciências biológicas, e abrange conteúdos que demandam dos alunos o entendimento de diversos temas sobre o funcionamento de processos biológicos em diversos níveis de organização. Dado o grande volume de informações apresentadas ao longo das aulas, alguns alunos enfrentam dificuldades em sistematizar os conceitos apresentados, o que nos motivou a desenvolver novas ferramentas didáticas com o uso de metodologias ativas de aprendizagem. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com o método da observação-participante através do acompanhamento de aulas do componente curricular “Fisiologia Animal Comparada” para os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus I - João Pessoa, durante a aplicação de uma nova proposta de atividade didática. A atividade consistiu em apresentar aos alunos tabelas retiradas dos livros-textos utilizados em aula, sobre temas de neurofisiologia e fisiologia endócrina. Estas tabelas foram modificadas, de modo que as informações sistematizadas nas diversas células foram recortadas e retiradas do corpo da tabela, sendo impressas separadamente. Após a discussão dos temas-alvo durante aulas dialogadas, as tabelas vazadas e as informações impressas foram apresentadas aos alunos que, organizados em grupos, deveriam dispor as informações corretamente no corpo da tabela. Essa atividade mostrou-se de fácil execução em sala, envolvendo objetivo de aprendizagem com baixo nível de complexidade (listar, lembrar). Os resultados preliminares revelam que a utilização da atividade proposta proporcionou um espaço muito rico de construção cognitiva e sociabilidade, pois para além do protagonismo e envolvimento nas atividades propostas, observou-se que as interações entre os alunos nos momentos de montagem das tabelas foram positivas, favorecendo, além da aprendizagem significativa, o desenvolvimento de habilidades de comunicação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7359_TB3301_27102024230306.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA BERNARDO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "AMANDA BERNARDO" "autor_email" => "amanda.bernardo@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111226 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3301 "inscrito_id" => 7359 "titulo" => "ENSINO DE FISIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE TABELAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NEUROFISIOLOGIA E FISIOLOGIA ENDÓCRINA" "resumo" => "O Componente de Fisiologia faz parte dos currículos dos cursos de graduação das áreas de saúde e ciências biológicas, e abrange conteúdos que demandam dos alunos o entendimento de diversos temas sobre o funcionamento de processos biológicos em diversos níveis de organização. Dado o grande volume de informações apresentadas ao longo das aulas, alguns alunos enfrentam dificuldades em sistematizar os conceitos apresentados, o que nos motivou a desenvolver novas ferramentas didáticas com o uso de metodologias ativas de aprendizagem. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com o método da observação-participante através do acompanhamento de aulas do componente curricular “Fisiologia Animal Comparada” para os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus I - João Pessoa, durante a aplicação de uma nova proposta de atividade didática. A atividade consistiu em apresentar aos alunos tabelas retiradas dos livros-textos utilizados em aula, sobre temas de neurofisiologia e fisiologia endócrina. Estas tabelas foram modificadas, de modo que as informações sistematizadas nas diversas células foram recortadas e retiradas do corpo da tabela, sendo impressas separadamente. Após a discussão dos temas-alvo durante aulas dialogadas, as tabelas vazadas e as informações impressas foram apresentadas aos alunos que, organizados em grupos, deveriam dispor as informações corretamente no corpo da tabela. Essa atividade mostrou-se de fácil execução em sala, envolvendo objetivo de aprendizagem com baixo nível de complexidade (listar, lembrar). Os resultados preliminares revelam que a utilização da atividade proposta proporcionou um espaço muito rico de construção cognitiva e sociabilidade, pois para além do protagonismo e envolvimento nas atividades propostas, observou-se que as interações entre os alunos nos momentos de montagem das tabelas foram positivas, favorecendo, além da aprendizagem significativa, o desenvolvimento de habilidades de comunicação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7359_TB3301_27102024230306.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA BERNARDO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "AMANDA BERNARDO" "autor_email" => "amanda.bernardo@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }