(DES)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE ENFRENTAMENTO DA LGBTQIA+FOBIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113970 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7261 "inscrito_id" => 17314 "titulo" => "(DES)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE ENFRENTAMENTO DA LGBTQIA+FOBIA" "resumo" => "A LGBTQIA+fobia no espaço escolar é um problema significativo que afeta o bem-estar e o desenvolvimento de estudantes. Este preconceito se manifesta de diversas formas, desde piadas e insultos até agressões físicas e exclusão social. A presença de homofobia nas escolas cria um ambiente hostil que pode prejudicar o desempenho acadêmico, evasão escolar e a saúde mental dos/as alunos/as afetados/as. É fundamental que as escolas implementem políticas inclusivas e programas educativos que promovam o respeito e a aceitação da diversidade sexual e de gênero. Este trabalho foi realizado na escola de tempo integral em Icó, com foco na abordagem do preconceito e discriminação contra a comunidade LGBTQIA+. O objetivo era desconstruir conceitos e estereótipos impostos pela sociedade, buscando capacitar os/as alunos/as para combater a LGBTQIA+fobia no ambiente escolar e promover ambientes acolhedores e de diálogo para cuidar uns dos outros. Diante disso, foram organizadas palestras, rodas de conversa e grupos de estudos com debates que possibilitaram uma troca rica e construtiva de experiências e saberes. Destarte, com a criação de espaços seguros de discussão dentro da escola, pode ser observado um ambiente de acolhimento e suporte. Esses espaços permitiram que os/as alunos/as compartilhassem suas experiências e que se sentissem mais seguros para expressar sua identidade sem medo de represálias. O trabalho mostrou que a educação é um poderoso instrumento de transformação social e que, quando bem direcionada, pode promover a equidade e a valorização da diversidade em todos os aspectos da vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17314_TB7261_10062024220823.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIOGO TAVARES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DIOGO TAVARES" "autor_email" => "prof.diogotav@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113970 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7261 "inscrito_id" => 17314 "titulo" => "(DES)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE ENFRENTAMENTO DA LGBTQIA+FOBIA" "resumo" => "A LGBTQIA+fobia no espaço escolar é um problema significativo que afeta o bem-estar e o desenvolvimento de estudantes. Este preconceito se manifesta de diversas formas, desde piadas e insultos até agressões físicas e exclusão social. A presença de homofobia nas escolas cria um ambiente hostil que pode prejudicar o desempenho acadêmico, evasão escolar e a saúde mental dos/as alunos/as afetados/as. É fundamental que as escolas implementem políticas inclusivas e programas educativos que promovam o respeito e a aceitação da diversidade sexual e de gênero. Este trabalho foi realizado na escola de tempo integral em Icó, com foco na abordagem do preconceito e discriminação contra a comunidade LGBTQIA+. O objetivo era desconstruir conceitos e estereótipos impostos pela sociedade, buscando capacitar os/as alunos/as para combater a LGBTQIA+fobia no ambiente escolar e promover ambientes acolhedores e de diálogo para cuidar uns dos outros. Diante disso, foram organizadas palestras, rodas de conversa e grupos de estudos com debates que possibilitaram uma troca rica e construtiva de experiências e saberes. Destarte, com a criação de espaços seguros de discussão dentro da escola, pode ser observado um ambiente de acolhimento e suporte. Esses espaços permitiram que os/as alunos/as compartilhassem suas experiências e que se sentissem mais seguros para expressar sua identidade sem medo de represálias. O trabalho mostrou que a educação é um poderoso instrumento de transformação social e que, quando bem direcionada, pode promover a equidade e a valorização da diversidade em todos os aspectos da vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17314_TB7261_10062024220823.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIOGO TAVARES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DIOGO TAVARES" "autor_email" => "prof.diogotav@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }