A LGBTQIA+fobia no espaço escolar é um problema significativo que afeta o bem-estar e o desenvolvimento de estudantes. Este preconceito se manifesta de diversas formas, desde piadas e insultos até agressões físicas e exclusão social. A presença de homofobia nas escolas cria um ambiente hostil que pode prejudicar o desempenho acadêmico, evasão escolar e a saúde mental dos/as alunos/as afetados/as. É fundamental que as escolas implementem políticas inclusivas e programas educativos que promovam o respeito e a aceitação da diversidade sexual e de gênero. Este trabalho foi realizado na escola de tempo integral em Icó, com foco na abordagem do preconceito e discriminação contra a comunidade LGBTQIA+. O objetivo era desconstruir conceitos e estereótipos impostos pela sociedade, buscando capacitar os/as alunos/as para combater a LGBTQIA+fobia no ambiente escolar e promover ambientes acolhedores e de diálogo para cuidar uns dos outros. Diante disso, foram organizadas palestras, rodas de conversa e grupos de estudos com debates que possibilitaram uma troca rica e construtiva de experiências e saberes. Destarte, com a criação de espaços seguros de discussão dentro da escola, pode ser observado um ambiente de acolhimento e suporte. Esses espaços permitiram que os/as alunos/as compartilhassem suas experiências e que se sentissem mais seguros para expressar sua identidade sem medo de represálias. O trabalho mostrou que a educação é um poderoso instrumento de transformação social e que, quando bem direcionada, pode promover a equidade e a valorização da diversidade em todos os aspectos da vida.