O cenário educacional atual tem passado por grandes transformações, destacando a necessidade de atualização das metodologias utilizadas pelos professores tanto da Educação Básica quanto Superior. Nesse contexto, é preciso que os cursos de licenciatura forneçam aos estudantes projetos que promovam uma formação sólida e integrada, capacitando-os para enfrentar os desafios da prática docente contemporânea. Dessa forma, os programas de Monitoria e Tutoria da Universidade Federal da Paraíba desempenham um papel fundamental na formação docente dos estudantes das licenciaturas. Assim, este artigo abordará as ações desenvolvidas pelos discentes participantes dos referidos projetos nas disciplinas de Matemática Para o Ensino Básico II e Cálculo Diferencial e Integral II, do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/Campus IV. Tais atividades desenvolvidas tiveram como objetivo principal contemplar a Competência Geral Docente 5 da BNC-Formação de professores (Brasil, 2019), através da utilização de tecnologias digitais na elaboração de materiais de apoio ao ensino e aprendizagem, que sejam acessíveis e auxiliem o discente na compreensão de conceitos matemáticos e suas aplicações nas disciplinas de MEB II e CDI II. Além disso, os projetos visam contribuir e despertar nos estudantes da graduação o interesse pela carreira docente, promovendo a cooperação acadêmica entre discentes e docentes, a fim de diminuir a evasão devido à falta de motivação e buscando uma melhoria e qualidade do ensino de Matemática na sociedade acadêmica. Este artigo também tem como base os estudos de Araripe (2020), que fala sobre as competências digitais na formação inicial de professores.