O presente estudo objetiva descrever uma atividade de iniciação à pesquisa com alunos do curso de Psicologia, explorando a utilização de videogames como ferramenta terapêutica para a saúde mental. A pesquisa se fundamenta em revisões de literatura e avaliações de jogos específicos, como Celeste e Sea of Solitude, visando compreender seu potencial psicoterapêutico. O projeto busca refletir sobre o uso das novas tecnologias na produção e organização da subjetividade contemporânea, proporcionando aos alunos uma formação atualizada e relevante. Inicialmente, os alunos foram incentivados a se familiarizar com a temática, avançando para a análise crítica do uso de videogames em contextos terapêuticos. A hipótese é que alguns videogames podem facilitar o contato realístico com a prática psicológica, antes mesmo dos estágios supervisionados. Elementos de gamificação e interatividade podem tornar a formação dos futuros psicólogos mais efetiva e acessível. Os resultados indicam que jogos como Celeste, que aborda questões como ansiedade e autocrítica, e Sea of Solitude, que explora temas de solidão e conflitos emocionais, podem oferecer aos jogadores oportunidades de autorreflexão e crescimento pessoal. Este projeto contribui para a formação dos alunos ao ampliar seu conhecimento, desenvolver habilidades de pesquisa, promover reflexões éticas e críticas, e proporcionar reflexões para a prática clínica. É essencial que o uso de jogos eletrônicos como recurso psicoterapêutico seja acompanhado por profissionais qualificados, adaptando as abordagens às necessidades individuais de cada paciente. Futuras pesquisas devem explorar mais profundamente a integração dos jogos como recurso terapêutico na formação de psicólogos.