O presente trabalho surgiu com a necessidade de refletir sobre as contribuições das disciplinas de Fonética e Fonologia da Libras, do Curso de Letras Libras da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com o propósito de indicar para os discentes e futuros docentes a importância das disciplinas, bem como suas contribuições para ensino de Libras como L2. Objetivamos assim, apresentar o processo de formação do professor de Libras, norteados pelo Plano Curricular de Curso, também mostrar as principais competências necessárias das práticas docente do Licenciado em letras Libras, ressaltando os possíveis caminhos para a construção do profissional crítico e reflexivo e eticamente comprometidos com o seu fazer Docente. Além disso, abordaremos os conhecimentos linguísticos de uma língua segunda e o processo de ensino-aprendizagem de língua de sinais dos discentes em sala de aula. Para elucidarmos os conceitos de Fonética e Fonologia da Libras, que embasarão a prática docente do ensino de uma língua sinalizada, optamos por utilizar Quadros; Karnopp (2004), Quadros (2019) que trata sobre os estudos linguísticos da Libras, Lodi; Mélo; Fernandes (2015) Formação do Professor com foco na Surdez e Almeida (2012), Pimenta; Anastasiou (2014) sobre a formação do professor no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com aplicação de questionário, composto por cinco perguntas semi-estruturadas, com dez alunos do Curso de Letras Libras, sendo cinco alunos do segundo semestre e cinco alunos do oitavo semestre do curso. Assim sendo, encontramos nas respostas dos questionários a compreensão dos discentes do curso de Letras Libras sobre a importância das disciplinas de Fonética e Fonologia para o ensino de Libras L2 e suas contribuições para a formação docente.