A utilização de materiais de baixo custo e recicláveis na execução de projetos e atividades educacionais é uma estratégia eficaz para a propagação do conhecimento científico através de experimentos didáticos de montagem simplificada. A disciplina de química possui conteúdos nos quais necessitam de uma abordagem prática durante o ensino, como por exemplo, os processos de destilação, os quais necessitam de uma aparelhagem específica para que ocorram tais processos. Dito isso, o presente trabalho visa avaliar o desempenho de um aparelho de destilação construído com materiais de baixo custo e recicláveis. O modelo criado foi aplicado em uma instituição de ensino público na cidade de Mossoró/RN, com o propósito de auxiliar no aprendizado de química a respeito do método de separação de misturas conhecido como destilação simples. Para isso foi desenvolvida uma abordagem didática na qual permitiu investigar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação ao conteúdo abordado utilizando questionários, que permitiram avaliar a eficácia da atividade experimental alinhada com a aula teórica. Esta abordagem provou ser bem-sucedida, estabelecendo uma conexão clara entre a teoria discutida durante a aula teórica e a prática experimental, o que contribuiu para uma melhor compreensão do conteúdo, processo de separação de misturas por destilação simples, pelos alunos. O destilador, feito com materiais de baixo custo e recicláveis, comparado aos equipamentos convencionais, demonstrou ser eficiente, sendo capaz de destilar aproximadamente 100ml de água a cada dez minutos.