AMÉRICA LATINA: A VIDA, OS ASPECTOS CULTURAIS E A LUTA DOS POVOS ORIGINÁRIOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110427 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2207 "inscrito_id" => 10237 "titulo" => "AMÉRICA LATINA: A VIDA, OS ASPECTOS CULTURAIS E A LUTA DOS POVOS ORIGINÁRIOS" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada durante a implementação de um projeto de intervenção, desenvolvido no âmbito da disciplina de “Projeto Social”, do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Crateús, que buscou ampliar a compreensão dos estudantes do oitavo ano do ensino fundamental sobre as relações étnico-raciais, com ênfase nos povos originários da América Latina, especialmente do Brasil e da região nordeste. O trabalho surgiu da necessidade de preencher uma lacuna na abordagem desses temas nas escolas, destacando a importância de uma educação mais inclusiva e equitativa. A proposta pedagógica adotou uma abordagem interdisciplinar, incorporando aspectos geográficos, históricos e culturais, e a utilização de atividades práticas, como a criação de um mural com arte indígena produzida pelos alunos, além de abordar questões contemporâneas como a luta dos povos originários por seus direitos territoriais. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se em trabalhos que versavam abordagens multidisciplinares da geografia, história e educação, utilizando-se da legislação nacional relacionada à educação étnico-racial e em revisões bibliográficas das obras de autores como Casanova (2007), Gaudio (2019), Gomes (2012), Lima (2020), entre outros. Os principais resultados alcançados, a partir do feedback, incluem uma maior conscientização e sensibilidade dos estudantes em relação às questões étnico-raciais, o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas, a promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso, e o estímulo ao interesse dos alunos pela história e cultura dos povos indígenas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10237_TB2207_27102024122631.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAILANE RODRIGUES GASPAR" "autor_nome_curto" => "KAILANE" "autor_email" => "kailane.rodrigues62@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110427 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2207 "inscrito_id" => 10237 "titulo" => "AMÉRICA LATINA: A VIDA, OS ASPECTOS CULTURAIS E A LUTA DOS POVOS ORIGINÁRIOS" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada durante a implementação de um projeto de intervenção, desenvolvido no âmbito da disciplina de “Projeto Social”, do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Crateús, que buscou ampliar a compreensão dos estudantes do oitavo ano do ensino fundamental sobre as relações étnico-raciais, com ênfase nos povos originários da América Latina, especialmente do Brasil e da região nordeste. O trabalho surgiu da necessidade de preencher uma lacuna na abordagem desses temas nas escolas, destacando a importância de uma educação mais inclusiva e equitativa. A proposta pedagógica adotou uma abordagem interdisciplinar, incorporando aspectos geográficos, históricos e culturais, e a utilização de atividades práticas, como a criação de um mural com arte indígena produzida pelos alunos, além de abordar questões contemporâneas como a luta dos povos originários por seus direitos territoriais. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se em trabalhos que versavam abordagens multidisciplinares da geografia, história e educação, utilizando-se da legislação nacional relacionada à educação étnico-racial e em revisões bibliográficas das obras de autores como Casanova (2007), Gaudio (2019), Gomes (2012), Lima (2020), entre outros. Os principais resultados alcançados, a partir do feedback, incluem uma maior conscientização e sensibilidade dos estudantes em relação às questões étnico-raciais, o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas, a promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso, e o estímulo ao interesse dos alunos pela história e cultura dos povos indígenas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10237_TB2207_27102024122631.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAILANE RODRIGUES GASPAR" "autor_nome_curto" => "KAILANE" "autor_email" => "kailane.rodrigues62@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }