A PANDEMIA DE COVID-19: IMPACTOS E DESAFIOS NA TRAJETÓRIA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111509 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3719 "inscrito_id" => 10809 "titulo" => "A PANDEMIA DE COVID-19: IMPACTOS E DESAFIOS NA TRAJETÓRIA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde e resultando no confinamento social, durante o período mais crítico da doença. Nesse cenário, estudantes dos cursos de pós-graduação vivenciaram situação de estresse, cujos prazos de formação foram adiados continuamente, apesar das bolsas recebidas, requerendo resultados a apresentar com base nos contratos pré-estabelecidos. Considerando este mote, o nosso objetivo foi analisar os impactos e desafios da COVID-19 em estudantes de cursos de pós-graduações de diferentes instituições brasileiras. A pesquisa quanti-qualitativa de natureza descritiva exploratória foi realizada a nível nacional. Assim, para atingir este objetivo, elaboramos, validamos e aplicamos um questionário semiaberto no período de 2020, tendo 5.985 respondentes das cinco regiões brasileiras, em um momento no qual a pandemia ocorria com alta mortalidade. Os resultados demostraram que a pandemia afetou a vida e as trajetórias acadêmicas dos estudantes, revelando não só um ambiente de insegurança e estresse, medo de infecção, mas também o angustiante receio de não cumprir os prazos, apontando prejuízos na saúde mental com desenvolvimento de ansiedade e depressão. Contudo, apesar de enfrentarem a adversidade da pandemia e estarem sob estresse contínuo, os pós-graduandos se mostraram comprometidos com suas trajetórias acadêmicas, unindo esforços com seus orientadores para o cumprimento do que lhes era esperado. Observamos ainda a necessidade de os programas de pós-graduação oferecerem atividades acadêmicas mais flexíveis, bem como a implementação de programas de apoio à saúde mental para os alunos em períodos pós-pandêmicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10809_TB3719_08042024235718.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA PIRES CORRÊA" "autor_nome_curto" => "Roberta Corrêa" "autor_email" => "correa.robertapires@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111509 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3719 "inscrito_id" => 10809 "titulo" => "A PANDEMIA DE COVID-19: IMPACTOS E DESAFIOS NA TRAJETÓRIA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde e resultando no confinamento social, durante o período mais crítico da doença. Nesse cenário, estudantes dos cursos de pós-graduação vivenciaram situação de estresse, cujos prazos de formação foram adiados continuamente, apesar das bolsas recebidas, requerendo resultados a apresentar com base nos contratos pré-estabelecidos. Considerando este mote, o nosso objetivo foi analisar os impactos e desafios da COVID-19 em estudantes de cursos de pós-graduações de diferentes instituições brasileiras. A pesquisa quanti-qualitativa de natureza descritiva exploratória foi realizada a nível nacional. Assim, para atingir este objetivo, elaboramos, validamos e aplicamos um questionário semiaberto no período de 2020, tendo 5.985 respondentes das cinco regiões brasileiras, em um momento no qual a pandemia ocorria com alta mortalidade. Os resultados demostraram que a pandemia afetou a vida e as trajetórias acadêmicas dos estudantes, revelando não só um ambiente de insegurança e estresse, medo de infecção, mas também o angustiante receio de não cumprir os prazos, apontando prejuízos na saúde mental com desenvolvimento de ansiedade e depressão. Contudo, apesar de enfrentarem a adversidade da pandemia e estarem sob estresse contínuo, os pós-graduandos se mostraram comprometidos com suas trajetórias acadêmicas, unindo esforços com seus orientadores para o cumprimento do que lhes era esperado. Observamos ainda a necessidade de os programas de pós-graduação oferecerem atividades acadêmicas mais flexíveis, bem como a implementação de programas de apoio à saúde mental para os alunos em períodos pós-pandêmicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10809_TB3719_08042024235718.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA PIRES CORRÊA" "autor_nome_curto" => "Roberta Corrêa" "autor_email" => "correa.robertapires@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }