Este trabalho pretende analisar as práticas educativas desenvolvidas na Escola Família Agrícola Serra da Capivara em São Lourenço – PI no contexto póspandêmico, considerando a aprendizagem dos discentes em tempos e espaços alternados, tendo como princípio a Pedagogia da Alternância, compreender como se desenvolve o processo educativo, bem como as dificuldades e os desafios enfrentados pelos professores no ensino pós-pandêmico; observar concepções e práticas voltadas para a educação contextualizada no campo no contexto da pedagogia da alternância, e como elas contribuem para o desenvolvimento do aluno do campo como agente pleno de transformação rural; analisar quais e como os instrumentos pedagógicos da Escola Família Agrícola Serra da Capivara estão sendo realizados e avaliados no período pós-ensino remoto emergencial. A problemática central explicita-se a seguir: Como os professores da Escola Agrícola Serra da Capivara ressignificamos saberes teóricos em suas práticas educativas na pedagogia da alternância em contexto pós-pandêmico, de forma que o aprendizado dos discentes e práticas familiares não sejam comprometidos? A pesquisa a ser desenvolvida é descritiva de natureza qualitativa, e utiliza-se como principal recurso de coleta de dados questionários semiestruturados. Espera-se com o trabalho, compreender e identificar as vivências dos docentes que atuam com pedagogia da alternância no período pós-pandêmico, a contribuição de tais ações metodológicas para o desenvolvimento do educando do campo, e a elaboração de um produto que contribua para práticas educativas de profissionais que atuam com a pedagogia da alternância no contexto campesinato.