Este artigo tem como objetivo relatar as ações e atividades promovidas pelo Núcleo de Acompanhamento Discente (NAD) no monitoramento dos alunos ingressantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental na modalidade de Educação a Distância (EaD). A pesquisa é conduzida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Avançado Natal – Zona Leste. Para isso, serão fornecidas informações sobre o perfil dos alunos, a sistematização das ações e das estratégias da equipe de evasão NAD/UAB/IFRN para garantir o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes. Desse modo, essa pesquisa classifica-se como exploratória, adotando uma abordagem qualitativa. Como procedimentos de pesquisa, adotará a pesquisa documental e bibliográfica, bem como aplicação de questionário e a narração das experiências vividas durante o período letivo de 2023.2 do referido curso. Como resultados, o NAD demonstra os desafios específicos da EaD e sua capacidade de fornecer suporte e mediação aos estudantes através da sistematização das estratégias e ações desenvolvidas pela sua equipe multidisciplinar. O contínuo monitoramento feito pelo NAD/UAB/IFRN destaca o compromisso de promover um ambiente acolhedor, construtivo e dialógico, fundamentais para o acesso, permanência e êxito acadêmico dos discentes no contexto da Educação a Distância.