O GEOPLANO COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DOS QUADRILÁTEROS
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Inspirado na teoria de Sabbatiello (1967), o objetivo é tornar o ensino mais lúdico e palpável, para facilitar a compreensão e promover uma aprendizagem significativa dos conteúdos de geometria plana. Durante a atividade, os alunos manipularam o geoplano para construir quadriláteros e calcular área e perímetro das figuras, no qual utilizaram a escala do geoplano como referência. A análise comparativa desta atividade foi conduzida em dois momentos distintos: inicialmente, apenas o paradigma do exercício foi empregado, com base em teoria e listas de exercícios; posteriormente, combinou-se este método tradicional com uma abordagem prática para o uso do geoplano. Foram aplicadas questões para comparar os resultados obtidos nos dois momentos. A análise revelou que a utilização do geoplano como complemento à aula tradicional promoveu maior engajamento dos estudantes e resultou em rendimentos de aprendizagem superiores em comparação com a abordagem tradicional isolada. 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