Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade de extensão que emprega o geoplano como recurso didático para o ensino de geometria plana, com foco nos quadriláteros, realizada com alunos do oitavo ano do ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal - PA. Inspirado na teoria de Sabbatiello (1967), o objetivo é tornar o ensino mais lúdico e palpável, para facilitar a compreensão e promover uma aprendizagem significativa dos conteúdos de geometria plana. Durante a atividade, os alunos manipularam o geoplano para construir quadriláteros e calcular área e perímetro das figuras, no qual utilizaram a escala do geoplano como referência. A análise comparativa desta atividade foi conduzida em dois momentos distintos: inicialmente, apenas o paradigma do exercício foi empregado, com base em teoria e listas de exercícios; posteriormente, combinou-se este método tradicional com uma abordagem prática para o uso do geoplano. Foram aplicadas questões para comparar os resultados obtidos nos dois momentos. A análise revelou que a utilização do geoplano como complemento à aula tradicional promoveu maior engajamento dos estudantes e resultou em rendimentos de aprendizagem superiores em comparação com a abordagem tradicional isolada. Concluímos que o uso de materiais manipuláveis, como o geoplano, é uma metodologia interativa eficaz para possibilitar aos estudantes a compreensão dos conteúdos abordados em geometria plana, especialmente no que diz respeito aos quadriláteros. Este estudo reforça a importância de estratégias pedagógicas que promovam a interatividade e a manipulação concreta de conceitos matemáticos para um aprendizado mais significativo.